Praticidade!

Precisa da segunda via do RG? Basta solicitar pela internet!

Foto: Letícia Akemi/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Arquivo/Gazeta do Povo

Quem precisa fazer a segunda via do documento Registro Geral (RG), já pode utilizar uma nova plataforma disponibilizada pelo governo do Paraná. No Governo Digital, o cidadão consegue, sem precisar ir até um dos postos do Instituto de Identificação, pedir o documento. Recentemente os Caçadores de Notícias mostraram a saga da população para conseguir confeccionar o documento.

Segundo o governo, a iniciativa foi aprimorada e as informações foram integradas com o banco de dados do Detran, o que permitiu a ampliação da capacidade do atendimento em quatro vezes. “A média era de 90 a 100 solicitações por dia, hoje são cerca de 400 atendimentos online todos os dias”, disse o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto.

Em 20 dias na plataforma, foram registradas 7,5 mil solicitações de emissão de segunda via. De acordo com o diretor, a segunda via corresponde em média a 30% da demanda do Instituto e com o serviço digital ativo as filas reduziram no órgão. “Desafogou o Instituto e com isso os outros atendimentos se tornam mais rápido para quem precisa”, afirmou.

Uma das principais reclamações dos usuários era a dificuldade de dias e horários para agendar a emissão do primeiro documento. Agora, a novidade promete diminuir este problema. “As filas reduziram e há mais horários disponíveis para os outros serviços do Instituto de Identificação”, disse. Michelotto.

Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital o cidadão pode escolher o local mais próximo de sua casa para fazer a retirada. “O objetivo é tornar os serviços do Estado cada vez mais fáceis aos usuários”, afirmou o secretário-executivo do comitê de qualidade do Governo do Estado, Marco Aurélio Barbosa.

Ciúmes motivou crime brutal em posto de gasolina na Grande Curitiba

 

Voltar ao topo