Judiação

Vândalos destroem brinquedos de criança em CMEI de Curitiba

Brinquedos foram destruídos em ação de vândalos no CMEI Cajuru. Foto: Reprodução/Facebook
Brinquedos foram destruídos em ação de vândalos no CMEI Cajuru. Foto: Reprodução/Facebook

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cajuru foi alvo de vândalos na madrugada deste domingo (28), conforme denunciou uma professora da unidade em suas redes sociais. O solário externo da unidade foi invadido e destruído. Nele, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os suspeitos estragaram brinquedos de cano de PVC, feito pelas crianças que estudam no local.

Em postagem no Facebook, a professora se disse triste com a condição que encontrou os equipamentos. “Muito triste chegar no CMEI e ver a destruição do nosso solário do espaço externo. Toda a estrutura que os bebês usam para explorar, aprender e brincar foi quebrada. Desta forma recursos públicos são jogados no lixo por pessoas que não respeitam o espaço público como um lugar de transformação social. Desanimador arrumar, comprar e organizar para ser destruído. Nossas crianças é quem perdem”. Horas após a postagem, ela apagou a mensagem.

Já a Secretaria de Educação revela que esta foi a segunda ação de vândalos no mesmo CMEI neste semestre, que fica no bairro Cajuru, e que já foi alvo de um furto de um cilindro de gás. Em nota, o órgão afirma que gasta, em média, R$ 310 mil por mês para reparar unidades de ensino de ações de vândalos e que o monitoramento interno das unidades é feito por uma empresa particular de segurança, responsável pelo monitoramento das áreas cobertas por sensores.

Confira a nota na íntegra:

O CMEI Cajuru sofreu vandalismo na madrugada neste último fim de semana. O solário externo, usado para a brincadeira das crianças foi invadido e brinquedos construídos com tubos de PVC foram estragados. Foi a segunda ação de vândalos na unidade, neste semestre. Em agosto, invadiram o pátio externo e furtaram o cilindro de gás.

A SME contabiliza gasto médio anual de R$ 310 mil para recuperação de unidades da rede municipal de ensino que sofrem algum tipo de vandalismo. O valor inclui reposição de vidros, esquadrias, cabos, tubulações, grades, telhas, portas e serviços de pintura.

A Secretaria mantém contrato com a empresa G5 para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores) das unidades. Cabe à empresa repor itens furtados dentro dessas áreas monitoradas.

Colaboração

A população que vive perto das unidades educacionais pode contribuir para que elas estejam protegidas da ação de vândalos. O apoio da comunidade é importante para que a Guarda Municipal, a polícia e a empresa de segurança possam agir rapidamente.

Além do telefone 153 da Guarda, é possível ligar para a empresa G5, no telefone é 3045 7940.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Prefeitura quer pagamento de ônibus só com cartão e ‘requalificação’ de cobradores