Gelaaaaaaada!

Por que o frio de Curitiba parece mais gelado do que em outras cidades?

Imagem mostra o Jardim Botânico, em Curitiba, em um dia de muito frio. Céu com poucas nuvens e sol ao lado da famosa estufa.
Jardim Botânico em um dia de muito frio em Curitiba. Foto: Leonardo Coleto/Tribuna do Paraná.

Curitiba tem a fama de ser a capital mais fria do Brasil, e não é à toa. Mas o que explica esse frio todo? Nesta sexta-feira (13), por exemplo, a capital registrou mínima de 8,8ºC, temperatura que ainda está “longe” da mínima registrada este ano. Porém, em qualquer roda de conversar o assunto é um só: “Está muito frio em Curitiba”. Mas qual é o motivo? Vamos descobrir!

🌍 Localização geográfica

Curitiba está a cerca de 934 metros de altitude (acima do nível do mar) e está localizada em uma região de planalto. Isso favorece temperaturas mais baixas, especialmente no outono e inverno.

🌬️ Massa de ar polar

A cidade também está no caminho das frentes frias que vêm do sul do continente. Quando uma massa de ar polar avança, Curitiba é uma das primeiras capitais a sentir o impacto. Elas se formam no Oceano Atlântico, na Patagônia (sul da Argentina) e se deslocam em direção ao sul brasileiro.

🌧️ Clima subtropical úmido

O clima curitibano é classificado como subtropical úmido, com invernos frios e verões amenos. Por causa disso, a umidade constante aumenta a sensação de frio.

🏙️ Urbanização e microclimas

A cidade tem muitos bairros arborizados e áreas verdes, o que ajuda a manter temperaturas mais baixas em comparação com outras capitais mais densas. De acordo com a prefeitura de Curitiba, a capital tem cerca de 320 mil árvores apenas nas vias públicas. 

🧥 Sensação térmica x temperatura real

Muitas vezes, a sensação térmica em Curitiba é mais baixa do que a temperatura registrada, por causa do vento e da umidade. Isso reforça a fama de “cidade gelada”.

🧊 Recordes de frio

Curitiba já registrou temperaturas negativas, como -2,5 °C em 1975. E mesmo quando não bate recordes, é comum amanhecer com geada e neblina. Neste ano, a temperatura mais baixa da capital foi registrada em 30 de maio, com 4,1ºC.

Curiosidade: Apesar da fama, Curitiba não é a cidade mais fria do Brasil em termos absolutos — esse título costuma ficar com cidades da Serra Catarinense, como Urupema e São Joaquim. Mas entre as capitais, Curitiba reina no frio!

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna