Antes da hora!

Pinhão já é vendido de maneira ilegal no Centro de Curitiba

Venda já acontece livremente no Centro de Curitiba. Foto: Colaboração

Apesar do alerta do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), quem passa por ruas e rodovias de Curitiba tem visto algumas pessoas vendendo pinhão antes da data permitida, dia 1º de abril. A prática é ilegal e, muitas vezes por falta de conhecimento, alguns compram o produto e acabam incentivando o crime.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo as normas ambientais, a pessoa que for flagrada vendendo, transportando ou armazenando pinhão antes da data está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.

Além da data para início da colheita, a regulamentação, ainda conforme o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também proíbe em qualquer data o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.

Denuncie!

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e outras infrações ambientais podem ser feitas por meio do link “Fale Conosco” no site do IAP ou diretamente nos Escritórios Regionais do órgão ou na Polícia Ambiental.

+ Leia mais: Apesar da concorrência da internet, locadoras ainda sobrevivem em Curitiba

“A participação da sociedade denunciando, e, principalmente, não comprando pinhão antes da data permitida, assim como pinhas verdes, é muito importante para garantir a perpetuidade das araucárias”, disse o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Homem invade terreno de emissora de TV e morre eletrocutado no Pilarzinho!