Patrimônio

Pichações são removidas de imóveis históricos em Curitiba

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Prédios históricos do Centro de Curitiba terão suas fachadas restauradas. O trabalho, que já começou, consiste na aplicação de um produto que facilita a remoção de pichação. Esta é a primeira etapa do programa Rosto da Cidade, uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc, em parceria com a Fundação Cultural e das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Nesta primeira fase estão contemplados 14 imóveis do município, além das trincheiras da Travessa Nestor de Castro e da Rua 13 de Maio. Agora em março, estão em andamento os serviços no portal do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, na Cinemateca de Curitiba e na Casa da Memória.

+ Leia mais: Retrato falado de suspeito de assaltar joalheria de shopping é divulgado

“Estamos autorizados a restaurar as fachadas e revestir com resina antipichação todos os prédios históricos, inclusive edificações particulares, e até túmulos dos cemitérios municipais – de interesse de preservação”, disse o prefeito Rafael Greca, sobre a aprovação na Câmara Municipal da lei que regulamenta o projeto

Com 29 votos favoráveis, na última segunda-feira (11), o plenário da Câmara aprovou em primeiro turno a proposta do Poder Executivo. Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o programa visa recuperar imóveis em uma área de dois km² do setor histórico e área central. Cerca de R$ 5 milhões.

Ação

A Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, já precisou de uma ação de despiche. A ação foi facilitada por causa da aplicação da resina na fachada do imóvel, e a limpeza aconteceu no início do mês de dezembro.
Em seis etapas de execução, o Rosto da Cidade deve envolver revitalização de prédios públicos e privados de interesse histórico e melhorias na acessibilidade, paisagismo e até iluminação pública. Ainda devem ser atendidas as regiões do Largo da Ordem, Praça Tiradentes, Rua Trajano Reis, praças Osório e Rui Barbosa.

+ Leia mais: Populares tentam linchar motorista que atropelou criança de 3 anos em Curitiba

Adesão

Os proprietários de imóveis interessados em fazer parte do programa deverão fazer o cadastro no site www.curitiba.pr.gov.br/rostodacidade e protocolar o termo de adesão na Prefeitura, no núcleo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Rua da Cidadania da Matriz ou na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Avenida Manoel Ribas, 2.727.

 

Onda de assaltos à mão armada assusta comerciantes de importante avenida de Curitiba