Abençoados

Pets recebem bênção dos freis capuchinhos no parque Barigui. Confira a programação!

Foto: Átila Alberti

Quem passou pelo Parque Barigui neste domingo (1), sozinho ou com seu animal de estimação, pôde aproveitar o dia de sol, receber uma bênção e até mesmo voltar para a casa com um bichinho adotado. A ação, feita pelos freis capuchinhos e somada a uma campanha da prefeitura de Curitiba, foi em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia.

Começando neste domingo, a tradicional bênção dos animais e plantas dos freis capuchinhos deve ser feita também na quarta-feira (4), dia em que é celebrada a história do santo. De acordo com o frei Alvadi Marmentini – um dos organizadores – a escolha do parque para o primeiro dia de bênção nesse ano teve motivo: “Além de ser um cartão postal da nossa cidade, Barigui tem uma linda área verde, propícia para essa ação, que é tão íntima da natureza.”

Ao longo do dia, muita gente aproveitou o passeio para receber a oração dos freis. “A gente nem sabia que estavam abençoando os bichos, mas como temos o costume de passear pelos parques, aproveitamos e saímos todos abençoados”, contou Carlos, o dono de Argus, um labrador de três anos e meio.

A esposa de Carlos acrescentou que estar no parque e ainda receber uma benção foi algo muito bom para começar bem a semana. “Não só para o nosso bichinho, que amamos tanto, mas pra todos nós. Ter essa graça é muito bom”, comentou Alessandra, enquanto dava a mamadeira para o pequeno Heitor, de oito meses, filho do casal.

Foto: Átila Alberti
Marlus e Adriane trouxeram a pequena Chanel pra ser “microchipada” e receber a benção. Foto: Átila Alberti

O objetivo da ação dos capuchinhos foi o de despertar a consciência da população a respeito da importância de cuidar bem dos seres vivos. “Precisamos saber que os bichos são a manifestação do amor que Deus tem por nós. Viemos para lembrar as pessoas da importância que tem a natureza, que precisa ser amada e respeitada”, considerou o frei Alvadi.

Além de receber a benção dos freis capuchinhos, a pequena Chanel, de dois anos, yorkshire de Marlus e Adriane, também foi microchipada, na ação da prefeitura de Curitiba. “Viemos justamente pra isso. Acho que ambas são ações muito boas, porque a gente quer tão bem os nossos bichos e eles fazem tão bem pra gente, merecem”, disse Marlus.

Sobre o chip, Marlus explicou que é uma segurança a mais. “Ainda mais nos dias de hoje, que tem acontecido tanto furto de animal de estimação. É um controle a mais. Todo cuidado é pouco e, neste caso, ainda saímos abençoados do parque”.

Adoção

Além do chip nos bichos, que foi em número limitado, mas atendeu gratuitamente a quem foi até o parque, a Rede de Proteção Animal da prefeitura também estava com alguns animais para adoção. Cerca de 40 cachorros foram levados ao parque, pela rede e por protetoras de animais, para que pudessem ter a chance de ganhar uma família. Boa parte foi adotada, mas outros tiveram que voltar para os abrigos.

Veja quais paróquias vão receber a bênção dos bichos nesta semana:

Paróquia São Francisco de Assis
Quando: 4 de outubro (quarta-feira) – durante toda a tarde
Onde: Rua Francisco Derosso, 715 – Xaxim
Fone: (41) 3275-1213

Paróquia Bom Jesus dos Perdões
Quando: 4 de outubro (quarta-feira) – às 10h, 15h e 17h30
Onde: Praça Rui Barbosa, 149 Centro
Fone: (41) 3281-7700

Paróquia São Benedito
Quando: 4 de outubro (quarta-feira) – às 17h
Onde: Rua Frederico Stadler Junior, 441, Capão da Imbuia
Fone: 3266-1573