PROGRAME-SE

Bênção dos animais movimenta paróquias de Curitiba

Foto: Arquivo.

Quem pensa que o amor aos animais não passa de ativismo está muito enganado. Até na Bíblia Sagrada o cuidado com os bichinhos é mencionado, em um provérbio que diz que: “o justo tem consideração pela vida dos seus animais”. Neste fim de semana e na próxima, os devotos que têm aquele carinho especial com os pets, contarão com uma programação especial em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia.

Comemorada no dia 4 de outubro, a data celebra a história do santo, marcada pela abdicação dos bens materiais, e principalmente pelo amor aos animais e plantas. Em Curitiba, diversos eventos espalhados pela cidade ao longo da próxima semana, serão a oportunidade para fiéis e amantes de pets consagrarem seus bichinhos. Começando no domingo (1), a tradicional bênção dos animais e plantas dos freis capuchinhos, vai movimentar o Parque Barigui. De acordo com o frei Alvadi Marmentini – um dos organizadores do evento – a escolha do parque para a bênção desse ano tem motivo: “Além de ser um cartão postal da nossa cidade, Barigui tem uma linda área verde, propícia para essa ação, que é tão íntima da natureza.”

O objetivo do evento é despertar a consciência da população a respeito da importância de cuidar bem dos seres vivos. De acordo com o frade, a bênção não será limitada aos animais de estimação. “Normalmente as pessoas pensam somente nos cães e gatos. Mas a bênção vale para animais de todas as espécies e inclusive para as plantas”, afirma. O frei, que há anos promove a cerimônia, conta que já abençoou animais inusitados como coelhos, papagaios e até uma cobra. “Quem está acostumado com gatos e cachorros se assusta ao ver uma cobra. No fim deu tudo certo. Ela não era venenosa, e saiu abençoada, como todos os outros bichos”, brincou.

A bênção dos capuchinhos acontece este domingo (1), das 8h às 19h, em um estande que será montado próximo ao estacionamento do restaurante Maggiore, no Parque Barigui.

Confira outras paróquias:

Paróquia São José
Quando: 30 de setembro (sábado) – 9h, 12h e 16h
Onde: Rua Raul Oliveira, 185 – Cajuru
Fone: (41) 3226-4334
Paróquia São Francisco de Assis
Quando: 4 de outubro (quarta-feira) – durante toda a tarde
Onde: Rua Francisco Derosso, 715 – Xaxim
Fone: (41) 3275-1213
Paróquia Bom Jesus dos Perdões
Quando: 4 de outubro (quarta-feira) – às 10h, 15h e 17h30
Onde: Praça Rui Barbosa, 149 Centro
Fone: (41) 3281-7700
Paróquia São Benedito
Quando: 4 de outubro (quarta-feira) – às 17h
Onde: Rua Frederico Stadler Junior, 441, Capão da Imbuia
Fone: 3266-1573

Outras ações

No domingo, quem levar o bichinho para a bênção também poderá garantir a identificação do pet, por microchip, gratuitamente. O número de dispositivos será limitado e a ação está sujeita à quantidade disponível.

O castramóvel da Prefeitura de Curitiba também estará em exposição, e as famílias também poderão fazer cadastros dos pets para o Programa Municipal de Castração. O evento também contará com ações educativas para a guarda responsável, com foco no incentivo à castração e prevenção do abandono

Para quem pretende adotar, de forma responsável, um bichinho de estimação, o evento também contará com uma feira de adoção. Estarão à espera de uma nova família, cerca de 70 cães resgatados pela Prefeitura, que ficam temporariamente no Centro de Referência para Animais em Risco.
Para adotar, é preciso apresentar documentos como CPF, RG e comprovante de residência, além de assinar o termo de adoção responsável. Os animais adotados já estarão castrados, vacinados e desvermizados. A identificação por microchip será feita na hora com os dados dos novos responsáveis pelos veterinários da Rede de Proteção.