Fique esperto!

Pedágio na região de Curitiba terá reajuste a partir de sexta-feira

Pedágio de Fazenda Rio Grande terá reajuste. Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo.

A partir de sexta-feira (19/12), as praças de pedágio administradas pela Autopista Planalto Sul passam a cobrar tarifa básica de R$ 8,70. O novo valor vale para as cinco praças localizadas na BR-116, nos municípios de Fazenda Rio Grande, na região de Curitiba, e Rio Negro, no Paraná, e Monte Castelo, Santa Cecília e Correia Pinto, em Santa Catarina.

O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado nesta segunda-feira (15/12) no Diário Oficial da União. Conforme previsto no contrato de concessão, em vigor desde 14 de fevereiro de 2008, a tarifa passa por atualização anual.

+ Leia mais: Mega da Virada: quais números já foram sorteados e os que nunca saíram

Segundo a concessionária, a adequação considera as revisões contratuais necessárias para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A correção leva em conta a inflação acumulada, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou variação positiva de 4,46% no período. Veja o reajuste abaixo:

Tipo de VeículoNúmero de EixosRodagemMultiplicador da TarifaValores a serem Praticados (R$)
1 – Automóvel, caminhonete e furgão2Simples1,08,70
2 – Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão2Dupla2,017,40
3 – Automóvel e caminhonete com semirreboque3Simples1,513,05
4 – Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus3Dupla
3,026,10
5 – Automóvel e caminhonete com reboque4
Simples
2,017,40
6 – Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque4Dupla4,034,80
7 – Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque5Dupla5,043,50
8 – Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque6Dupla6,052,20
9 – Motocicletas, motonetas, bicicletas moto2Simples0,54,35

Desde o início da concessão, a Autopista Planalto Sul afirma ter realizado investimentos contínuos na BR-116 no Paraná e em Santa Catarina. As ações incluem obras de modernização, manutenção, conservação e recuperação do pavimento, além da oferta de serviços de atendimento aos usuários ao longo de 24 horas.

Céu rosa chama atenção em Curitiba e região; veja o que explica a coloração

As tarifas arrecadadas também financiam serviços de apoio, como atendimento pré-hospitalar e mecânico, além da estrutura de monitoramento da rodovia, com equipes e viaturas distribuídas ao longo do trecho concedido. Confira, abaixo, onde estão as praças que terão reajuste:

  • Km 134, em Fazenda Rio Grande/PR;
  • Km 204, em Rio Negro/PR;
  • Km 82, em Monte Castelo/SC;
  • Km 152, em Santa Cecília/SC;
  • Km 233, em Correia Pinto/SC.

Pagamento

Além do pagamento em dinheiro, os motoristas podem quitar a tarifa com cartão de débito, inclusive por aproximação, em todas as praças de pedágio. Também estão disponíveis as pistas automáticas para usuários de tags eletrônicas, como Sem Parar, ConectCar, Veloe e Move Mais, o que permite a passagem sem necessidade de parada e contribui para a fluidez do tráfego.

As condições de tráfego no trecho administrado pela Arteris Planalto Sul podem ser acompanhadas em tempo real pelo perfil @Arteris_APS, no X. Informações e solicitações de atendimento também estão disponíveis pelo telefone 0800 642 0116, que funciona 24 horas por dia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna