Chamado de Pavilhão da Cura, pelo prefeito Rafael Greca, o Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, teve o desenho elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e segue as normas de prevenção, logística e circulação, segundo autoridades de saúde. O local foi escolhido para dar início à vacinação contra covid-19 em Curitiba e terá 52 boxes destinados à aplicação da tão esperada vacina contra covid-19. Segundo Rafael Greca, a vacinação começa na próxima quarta-feira (20).

continua após a publicidade

Instalado no espaço de 7.500 m² do pavilhão do Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, o Centro de Vacinação da Covid-19 de Curitiba terá cerca de 3 mil metros quadrados de área útil destinada à logística de vacinação, que devem ocorrer no período de 8h às 20h, de segunda a sábado a partir de quarta-feira (20). A capacidade de imunização é de 450 pessoas por hora.

+Dúvidas? Vacinação contra covid-19 em Curitiba: Tire suas dúvidas e saiba como será imunização no Parque Barigui

O local terá ainda consultório médico, uma sala de observação e emergência equipada com oxigênio, ambulância de plantão e sanitários públicos. E também um setor de administração, almoxarifado com 130 m² para acondicionar insumos e mais 100 m² climatizados para preservar as vacinas em refrigeradores especiais, além de espaço para material de limpeza e área de resíduos separada. Próximo à entrada estará o posto da Guarda Municipal e uma ala destinada à imprensa.

continua após a publicidade

“O projeto segue as regras da Saúde e privilegia a segurança do público e dos profissionais encarregados da vacinação com vistas à efetividade no processo de imunização. O pavilhão conta com infraestrutura elétrica e hidráulica e de equipamentos, o que permite a rápida implantação e o boa dinâmica de funcionamento da central de vacinação”, explicou a diretora de Projetos do Ippuc, Célia Bim.

Como vai ser lá dentro

continua após a publicidade

Chegando ao Pavilhão da Cura, as pessoas serão identificadas na recepção, que contará com dez guichês separados por divisórias em acrílico, e encaminhadas a uma área interna onde aguardarão o chamamento aos boxes de vacinação. Após receber a dose da vacina, seguirão a uma área de estabilização e de lá a uma saída lateral. A circulação será em sentido único.

LEIA MAIS – Plano de vacinação em Curitiba deve seguir ordem de prioridade. Confira a lista!

Tem Drive-Thru

Destinado à vacinação de idosos, um drive-thru irá operar com 10 barracas na rua de serviço anexa ao pavilhão acessada pela Alameda Burle Marx em sentido único da entrada do Parque pela BR-277 para a Avenida Cândido Hartmann.

Um efetivo de 150 pessoas, entre servidores da Saúde e equipe de apoio, irá atuar permanentemente na rotina de vacinação no Pavilhão da Cura. A entrada e saída dos funcionários será independente do público que será vacinado. A equipe contará com área de descanso, vestiário de entrada e saída e copa para a alimentação.