Revitalizada

Após ficar no escuro por roubo da fiação, Passeio Público ganha nova iluminação

Iluminação do Portal do Passeio Público, primeiro parque de Curitiba, também será alterada. Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Até o final de setembro, cerca de 100 postes de iluminação serão instalados no Passeio Público, no Centro de Curitiba, como parte do projeto de revitalização do parque, que é o mais antigo da cidade. Parte do local ficou no escuro após um homem furtar a fiação elétrica, na madrugada do último domingo (11). Nessa quinta-feira (15), equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) começaram a instalar a fiação elétrica que será usada na nova iluminação.

Nessa etapa das obras, de acordo com a secretaria, está sendo implementado o cabeamento subterrâneo, que servirá para alimentar o novo sistema de iluminação, todo feito de lâmpadas de LED.

Apesar da mudança no tipo de iluminação, o secretario Tony Malheiros, que cuida da pasta, garante que não haverá prejuízo para a fauna e a flora do parque, já que o sistema de iluminação – a temperatura de cor amarelada das lâmpadas, sua direção e o dimensionamento – foi estudado para tal.

+ ‘Inventor’ do buffet em Curitiba resiste ao tempo no Mercado Municipal

Os principais monumentos do parque, como o portal e o aquário, receberão iluminação cênica, em uma etapa posterior da revitalização do Passeio Público.

Passeio Público vai ganhar nova iluminação. Foto: Levy Ferreira/SMCS
Equipes da SMOP começaram a instalação da fiação subterrânea do Passeio Público, que vai ganhar nova iluminação. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Curitiba pode ter novo vereador a partir de segunda (19). Entenda o por quê!