Neste fim de ano, o cenário no litoral do Paraná está um pouco diferente. De um lado, o já tradicional ferry boat que liga Guaratuba e Matinhos. Do outro, a instalação do canteiro de obras da construção da nova ponte de Guaratuba, que promete desafogar o trânsito caótico que se forma na travessia durante os períodos de mais movimento no litoral. Qual você prefere para atravessar? Vote na enquete abaixo!

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Na manhã deste sábado (30), o ferry boat estava sem filas e sendo utilizado tranquilamente pelos motoristas que querem se deslocar entre as praias paranaenses. Desde agosto, quando a Internacional Marítima Ltda. venceu a licitação de 25 meses para operar o trecho, a tarifa para embarque na travessia não está sendo cobrada.

A medida é válida até o final deste ano e pode ser prorrogada por mais tempo, caso seja necessário.

O ferry boat enfrentou alguns problemas desde 2021, inclusive com uma das embarcações à deriva por mais de uma hora em dezembro. A empresa que venceu a licitação naquele ano deixou de fazer algumas melhorias que estavam previstas e teve o contrato rescindido em menos de um ano. Depois, em fevereiro de 2022, foi realizada uma contratação emergencial de uma nova empresa para assumir a travessia, tendo sido mantida a cobrança de tarifa, mas cujo curto prazo de vigência cobria somente os custos para operar as embarcações.

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De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos.

Construção da ponte de Guaratuba

Imagem do projeto da nova Ponte de Guaratuba. Foto: Divulgação/AEN

No dia 8 de outubro, o governo do Paraná lançou oficialmente a campanha publicitária sobre o início da obra da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Paraná. No dia 27 de outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o marco da estrutura, quando começou a instalação do canteiro de obras na cabeceira de Guaratuba.

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O investimento total na ponte que liga Guaratuba e Matinhos é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para execução. A construção terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

Ferry boat ou ponte de Guaratuba?

Para saber a opinião dos leitores sobre esse tema, a Tribuna fez um enquete. Você concorda com a construção da ponte de Guaratuba ou prefere a travessia por ferry boat? Vote!

Obras da nova ponte em Guaratuba. Foto: Eloá Cruz/Tribuna do Paraná.

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