Território

Passa em 1º turno na Câmara projeto de nova divisa entre Curitiba e Fazenda Rio Grande

Vereadores de Curitiba
Câmara Municipal de Curitiba. Foto: CMC

Avançou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta quarta-feira (8) a mensagem que autoriza a prefeitura de Curitiba a firmar acordo com o Município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana, sobre a nova divisa entre municípios. O objetivo é ajustar o limite territorial que deve passar a corresponder oficialmente ao curso do rio Iguaçu, retificado anos atrás (005.00297.2021). Com 30 votos favoráveis e 1 abstenção na análise em primeiro turno, o projeto retorna à pauta, para a palavra final em plenário, na sessão da próxima segunda-feira (13). 

Encaminhada à CMC em novembro de 2021, a proposta do Poder Executivo explica que o acordo é resultado de um estudo liderado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e o IAT (Instituto Água e Terra). Com a mudança, Curitiba perderia cerca de 0,3623 hectares, o que significa 0,0008% de seu território.

+ Leia mais: Com salários atrasados, trabalhadores do Samu protestam em Curitiba   

Segundo a Comec, o novo limite “utiliza coordenadas geográficas obtidas do mosaico de ortofotos georreferenciado do Ippuc do ano de 2019 e por isso traz muito mais segurança e assertividade”. Há dois anos, a CMC concordou com a alteração do limite entre a capital e São José dos Pinhais, que deu origem à lei municipal 15.743/2020

Com o ajuste, o parque São José, que possuía grande parte de sua área dentro de Curitiba, passou a pertencer integralmente a São José dos Pinhais. E a capital incorporou-se à Reserva do Cambuí, que já fica em seu território, uma área adjacente localizada entre o antigo leito do rio Iguaçu e o canal extravasor (paralelo ao rio).

Negociação 

O presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), recepcionou em plenário, nesta manhã de quarta-feira, o vereador Sandro da Proteção (Pros), vice-presidente da Câmara de Fazenda Rio Grande. Projeto semelhante, ratificando o acordo, tramita nas comissões do Legislativo da Grande Curitiba.

LEIA TAMBÉM:

>> Plano de saúde não é obrigado a pagar procedimento fora da lista da ANS, define STJ

>> Vacina contra a covid-19 da UFPR pede autorização da Anvisa para fase clínica 

Depois de aprovado nas duas Casas, explicou Kuzma, o novo limite passará pela chancela da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Também acompanhou a votação, por Fazenda Rio Grande, o servidor Alyson Fernandes, da Secretaria da Defesa Social. 

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna