Iluminação

Parques de Curitiba recebem reformas para impedir vandalismo

Parque da Barreirinha, recebeu obras em seu sistema de iluminação. Foto: Divulgação/Daniel Castellano / SMCS
Parque da Barreirinha, recebeu obras em seu sistema de iluminação. Foto: Divulgação/Daniel Castellano / SMCS

O Parque da Barreirinha, na região Norte de Curitiba, passou por completa revitalização do seu sistema de iluminação e teve as obras concluídas nesta terça-feira (12). Conhecido por ser um recanto coberto por matas nativas e lar de animais de várias espécies, o parque recebeu mais de R$180 mil de investimento da prefeitura, por meio do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. As obras foram realizadas para retirar 48 postes e luminárias decorativas frequentemente vandalizadas e instalar no lugar, 62 novas e mais potentes fontes de iluminação.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O arquiteto e urbanista Thales Sinhorini, que responde pela gestão da obra, afirma que as novas luminárias foram instaladas em postes de seis metros de altura para dificultar o ataque dos vândalos. “Além dos postes mais altos, para garantir o bom funcionamento do renovado sistema de iluminação do parque, investimos numa rede de energia mais robusta, com cerca de 1,6 mil metros de dutos e mais de 5 mil metros de cabos”, conta Sinhorini.

+ Leia mais: Curitiba ajuda gente sem condições financeiras a voltar para sua terra natal

A área verde do Parque da Barreirinha, composta por araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate, e muitas outras espécies, auxilia de forma determinante na qualidade do ar de toda a região e atrai visitantes, que também vão ao local para aproveitar churrasqueiras, play-ground e outros equipamentos de lazer.

Parque Tanguá

O Parque Tanguá, entre o Pilarzinho e o Taboão, também está recebendo obras de iluminação. O local contará com a reinstalação de 98 postes, entre eles 11 ornamentais, e de 180 luminárias, sendo 161 de LED. O investimento estimado para a obra é de R$ 370 mil.

Parque Tingui

As obras de iluminação no Parque Tingui, no bairro São João, já foram concluídas. Os 4,5 mil metros da pista de caminhada estão mais iluminados, após a instalação de 226 postes e luminárias com lâmpadas de LED de 60 watts.

+ Leia mais: Tragédia anunciada! Acidente deixa dois feridos em “rua das pancadas”

Além da pista de caminhada que contorna todo o parque e o Memorial Ucraniano, o estacionamento recebeu nove postes, seis duplos e três simples, com luminárias de LED de 75 watts. A melhoria da iluminação era uma reivindicação dos usuários do parque.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Após provocar a polícia nas redes sociais, golpista se dá mal e vai em cana