A cobrança de pedágio nas praças de São Luiz do Purunã, na BR-277; Lapa, na BR-476; Porto Amazonas, na BR-277; Imbituva, na BR-373; e Irati, na BR-277, pode ser retomada já em fevereiro de 2024. Isto porque a Via Araucária, concessionária responsável pelo Lote 1 do novo pedágio no Paraná, deve assinar o contrato de concessão no próximo dia 26 de janeiro – de acordo com o edital de concessão, a cobrança pode ser iniciada 30 dias após a assinatura.
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A data da assinatura do contrato do Lote 1 foi divulgada no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mas para poder iniciar a cobrança de pedágio, a concessionária precisa concluir as obras pré-operacionais para revitalização das praças desativadas após o fim das antigas concessões.
Duplicações previstas para o Lote 1
Rodovias, quilômetros a serem duplicados, localização e prazo para as obras
Já para as praças de pedágio em São José dos Pinhais, na BR-277; Carambeí, na PR-151; Jaguariaíva, na PR-151; e Jacarezinho, na BR-369, a cobrança de pedágio pode começar em março. Isto porque a data prevista pela ANTT para a assinatura dos novos contratos do Lote 2 com a EPR, única proponente no leilão do trecho que engloba a descida da Serra do Mar pela BR-277, é no dia 2 de fevereiro. As condições para o início da cobrança são os mesmos do Lote 1.
Duplicações previstas para o Lote 2
Rodovias, quilômetros a serem duplicados, localização e prazo para as obras
Dentro deste lote, além das quatro praças de cobrança já existentes, a concessionária deve instalar três novos pontos de cobrança. São as praças de Sengés, na PR-151; Quatiguá, na PR-092; e mais uma em Jacarezinho, na BR-153. Esta segunda praça na mesma região foi prevista pela ANTT para evitar a “evasão ao pagamento de pedágio”, informou a agência. Nas antigas concessões, a praça de Jacarezinho na BR-369 cobrava uma tarifa de mais de R$ 32, uma das mais altas do país.
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