Prevenção da covid-19

Ônibus de Curitiba não vão parar nos pontos ao atingirem 50% da capacidade de passageiros

Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Os ônibus de Curitiba não vão mais parar nos pontos ou estações-tubo quando atingirem a metade da capacidade de passageiros. A medida será aplicada a partir desta segunda-feira (15), pela Urbs, para ajudar a conter o contágio por coronavírus. Nos últimos dias, segundo os boletins da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos e de óbitos têm avançado na capital

Segundo a prefeitura, o distanciamento social entre os passageiros é necessário neste momento e precisa ser intensificado. Os ônibus já estavam saindo com lotação máxima de 50% dos principais terminais, mas, de acordo com a Urbs, acabavam enchendo durante o percurso. 

“Para evitar que isso ocorra, agora os motoristas estão autorizados a não parar se já estiverem com 50% de lotação. É uma medida necessária e que vai ter que contar com a paciência do passageiro, que vai ter que se programar para esperar pelo próximo ônibus”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Ainda segundo o presidente da Urbs, o monitoramento do comportamento das linhas é permanente e o reforço da frota é gradual.

Para evitar aglomeração, a Urbs já tomou uma série de medidas no transporte coletivo. Todos os terminais têm marcações para que os passageiros mantenham o distanciamento de no mínimo 1,5 metro e distribuição de folders com orientações de como prevenir a doença.

Grupos de risco também só devem utilizar o sistema de transporte em caso de necessidade e de preferência fora do horário de pico. Cartazes, faixas e painéis eletrônicos nos ônibus também trazem informações sobre a prevenção da covid-19.

Fiscais e agentes da Guarda Municipal fazem o trabalho de orientação, que ganhou também o apoio do Exército desde o último dia 14 de maio.

Distribuição da frota

Na semana passada, a Urbs fez mais um reforço de frota. Foram colocados mais cinco ônibus biarticulados na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, a partir das 17h, além de mais veículos nas linhas Rio Bonito, Rio Bonito – CIC e Dalagassa. Somente na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, a frota será ampliada em 33%.

Com a reabertura dos shoppings, no final de maio, a Urbs ampliou de 65% para 80% o uso da frota. A demanda diária de passageiros tem mantido a média de 290 mil pessoas. Esse número, segundo a Urbs, é 62% abaixo do período antes da pandemia.

Inter 2

A linha Inter 2 passou a funcionar com 100% da frota nos dias úteis. As linhas expressas Pinheirinho-Rui Barbosa, Santa Cândida-Capão Raso e Circular Sul operam com 90% da capacidade nos horários de maior movimento e as linhas alimentadoras, que atuam na região Sul da cidade, trabalham com 100% no horário de pico. Também foi feito o reforço na linha Boqueirão-Centro Cívico nos picos da manhã e da noite.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo