Friaca

Nevou em Santa Catarina. Será que vai nevar em Curitiba também?

Foto: Marco Charneski/Arquivo/Tribuna do Paraná
Em 2013, neve caiu em Curitiba e na Região Metropolitana. Foto: Marco Charneski/Arquivo/Tribuna do Paraná

A onda de frio que atingiu a região sul do Brasil promete perdurar ao longo desta semana. Como a neve caiu em Santa Catarina, na região serrana do estado vizinho, os curitibanos ficam na expectativa se a capital verá novamente o fenômeno, que caiu pela última vez na cidade em 2013.

Mapa aponta que a faixa sul do Paraná, entre as cidades de Guarapuava, Palmas, União da Vitória e Ponta Grossa pode ter geada moderada nesta quarta-feira. Foto: Simepar.
Mapa do Simepar mostra áreas em que a geada deve se formar nesta quarta, e sua intensidade. Imagem: Reprodução/Simepar

A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que as temperaturas sigam baixas até ao menos o fim da semana. Para a quarta-feira (11), o instituto emitiu alerta de geada para grande parte do estado, com maior intensidade para a região sul. O fenômeno pode atingir com força também os arredores de Curitiba, principalmente a região da Lapa. Na quinta-feira (12), a geada se forma com maior intensidade na capital em relação ao dia anterior.

E a neve?

Entre a noite de segunda-feira (9), e a manhã desta terça-feira (10), municípios do Planalto Sul Catarinense registraram até três centímetros de neve acumulada. Em Urubici e Urupema, os termômetros chegaram a marcas negativas. A passagem de uma frente fria pela região criou as condições perfeitas para a neve.

Porém, segundo projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há chance de cair neve em Curitiba nos próximos dias. Isto porque, para haver neve, é preciso alta umidade, além das temperaturas próximas a zero tanto na atmosfera quanto próximo ao solo.

Montagem dos mapas mostra que as temperaturas podem chegar próximas a 0ºC nesta quarta, mas a neve não se forma pela ausência de chuva. Imagem: Reprodução/Inmet
Mapas mostram que as temperaturas podem chegar próximas a 0ºC nesta quarta (mapa à direita), mas a neve não se forma pela ausência de chuva (mapa à esquerda). Imagem: Reprodução/Inmet

Em Curitiba, a umidade não será suficiente para criar os flocos de neve dentro das nuvens, que caem e formam o fenômeno, apesar da previsão de que as temperaturas nos próximos dias possam alcançar marcas próximas das registradas na serra catarinense.

Homem perde todos os dentes em grave acidente de moto em Curitiba