Transporte coletivo

Não vai ter greve! Motoristas e cobradores de ônibus desistem de paralisação

Terminal Central de Araucária.

Motoristas e cobradores de ônibus de São José dos Pinhais e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba RMC), retiraram o indicativo de greve proposto para 20 de maio. A possibilidade de paralisação foi aberta após atraso nos salários, que deveriam ter sido depositados na última segunda-feira (7). No entanto, o Sindimoc – sindicato que representa a categoria – voltou atrás após as empresas São José dos Pinhais Matriz e Araucária Transporte Coletivo regularizarem a situação nesta terça (8).

Em nota, a companhia araucariense informou que o pagamento da folha foi realizado normalmente, mas não chegou aos colaboradores devido a um erro de processamento em uma das agências da Caixa Econômica do município. Sem saber do problema eletrônico, a equipe do sindicato chegou a se deslocar até o Terminal de Araucária avisando a população que os patrões não teriam pago os trabalhadores e que poderia ocorrer paralisação.

Mas a empresa procurou a agência bancária e corrigiu o erro, efetuando o pagamento dos salários, e também benefícios como cartão alimentação, vale-creche e ainda dos retroativos referentes a fevereiro de 2018. “Sendo assim, foi descartada a possibilidade de greve”, confirmou o Sindimoc.

Novo indicativo de greve para junho

Já em São José, a empresa havia depositado inicialmente apenas 70% do valor devido e também regularizou a situação. Mesmo assim, os motoristas e cobradores aprovaram na madrugada desta terça outro indicativo de greve para 5 de junho, caso no próximo mês não seja realizado o pagamento integral dos salários e benefícios.

Segundo a companhia, a prefeitura de São José ainda não reajustou a tarifa técnica, que deveria ter sofrido alterações em fevereiro para manter o sistema de transporte coletivo em pleno funcionamento. Com isso, a empresa tem dificuldade para manter a folha de pagamento em dia