Projeto de lei

Vereadora quer que funcionários de bares recebam treinamento pra ajudar mulheres em perigo

Projeto é de autoria da vereadora Maria Letícia Fagundes (PV). Foto: Divulgação/CMC

Com o objetivo de proteger mulheres em situação de perigo em bares e baladas de Curitiba, a vereadora Maria Letícia Fagundes (PV) apresentou um projeto de lei, propondo que funcionários desses estabelecimentos sejam treinados para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco nas dependências das empresas.

+Leia também: Burocracia faz mulher catarinense ser enterrada ‘à força’ em Curitiba

Segundo a justificativa da parlamentar, a popularização do uso de redes sociais e aplicativos de relacionamentos tem levado ao aumento de encontros marcados em bares, restaurantes e casas noturnas, por exemplo. Maria Letícia argumenta que também crescem os riscos relacionados à segurança, especialmente das mulheres, que podem ser vítimas de abusos físicos, psicológicos ou sexuais durante os encontros.

De acordo com a proposta, o auxílio será prestado pelo estabelecimento, como a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte, ou pela comunicação à polícia. Também poderão ser utilizados ainda cartazes fixados nos banheiros femininos ou em qualquer outro ponto do local, informando a disponibilidade de ajuda à mulher que se sinta em situação de risco. Caso aprovada e sancionada a lei, passa a vigorar a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

“Os casos de violência contra a mulher em estabelecimentos como bares e restaurantes têm aumentado assustadoramente. Uma prova da situação de vulnerabilidade das mulheres é o grande número de reportagens dando conta de, inclusive, agressões sexuais dentro das chamadas ‘baladas’, como se pode verificar por simples consulta na internet”, argumenta Maria Leticia.

Curitiba tem o 1º cinema com acessibilidade total no Brasil