Uma mulher foi alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Civil do Paraná (PCPR) no bairro Santa Cândida, em Curitiba, na última sexta-feira (06). Ela é investigada pelos crimes de falsa identidade, perseguição (stalking) e estelionato eletrônico.

continua após a publicidade

De acordo com o delegado Thiago Lima, a suspeita usava os dados pessoais da ex-namorada de seu companheiro para se cadastrar em plataformas sem consentimento. A vítima relatou ter recebido notificações sobre cadastros realizados sem sua autorização em sites de encontros íntimos, venda de conteúdo adulto, partidos políticos, comercialização de filhotes de cães e eventos religiosos. 

Além disso, a vítima passou a receber mensagens diretamente em seu número de telefone de indivíduos interessados nos supostos serviços oferecidos em seu nome, como imagens íntimas, encontros sexuais, filhotes de animais e até participação em cultos religiosos. Em alguns casos, pessoas chegaram a ir até a residência dela.

“Esse receio pela vida e pela integridade física levou a vítima a registrar um boletim de ocorrência. Foram iniciadas investigações e pleiteamos no poder Judiciário uma medida de busca e apreensão dos equipamentos eletrônicos vinculados a essa atividade, bem como medidas cautelares”, explicou o delegado.

continua após a publicidade

A PCPR ainda apura se há outras vítimas que tenham passado por situações semelhantes. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque-Denúncia). Em caso de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.