Heroína!

Morre jovem que entrou em casa em chamas para salvar o irmão

Jaqueline foi socorrida em estado grave e levada ao hospital, onde ficou internada, mas não resistiu. Foto: Reprodução/RPCTV.
Jaqueline foi socorrida em estado grave e levada ao hospital, onde ficou internada, mas não resistiu. Foto: Reprodução/RPCTV.

Quando as chamas tomaram conta de sua casa, Jaqueline Faria de Andrade, de 16 anos, não pensou duas vezes e entrou na residência para salvar o irmão. Para isso, a adolescente acabou sacrificando a si mesma e saiu do local resgatada, com queimaduras em 60% do corpo. Nesta segunda-feira (18), depois de mais de dois meses internada, a moça morreu no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, deixando um legado emocionante não só para a família dela.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O incêndio que atingiu a casa da família, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aconteceu na madrugada do dia 15 de janeiro deste ano. Enquanto as chamas consumiam a residência, a mãe de Jaqueline conseguiu escapar com a criança menor pulando a janela, mas o desespero tomou conta quando descobriram, já do lado de fora, que Gabriel, de apenas 4 anos, ainda estava lá dentro.

Sem pensar duas vezes, Jaqueline voltou para a casa, impedindo o pai de entrar e dizendo que ela mesma o faria. Depois de salvar o menino, a adolescente não conseguia pular a janela e, na tentativa de escapar por outro cômodo, se queimou.

+Caçadores! Pais são surpreendidos com trigêmeos e agora eles precisam de ajuda

Jaqueline foi socorrida em estado grave e levada ao hospital, onde ficou internada até seus últimos minutos de vida. Em entrevista à RPC, enquanto estava no hospital, a adolescente disse que só pensou em salvar a vida do irmão e que faria tudo de novo. “Eu não pensei em mim. Eu pensei em salvar a vida dele”, disse a adolescente, completando que, se preciso fosse, não hesitaria em fazer de novo. “É melhor chorar por essa dor, do que chorar a vida inteira em cima de um túmulo”.

+Viu essa? Homem é preso após deixar bebê de oito meses em casa pra curtir noitada

Ela chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pelo menos 15 dias e tinha saído de lá há pouco tempo. Conforme o hospital, a jovem teve uma infeção generalizada que, associada às queimaduras graves, provocou parada cardiorrespiratória.

+Viu essa? Onze pessoas envolvidas com abuso e exploração sexual no Paraná são caçadas pela polícia!

Apesar das tentativas de fazer com Jaqueline o mesmo que ela fez com seu irmão, os médicos não puderam salvá-la devido à gravidade do quadro. Com tão pouca idade, a adolescente poderia ter se preocupado só com ela, como pensaria qualquer adolescente, mas deixou um legado: ensinou às pessoas, e não só à própria família, o quanto é importante valorizar uma vida. Mesmo que isso custe a sua própria.

Velório e sepultamento

Com apenas 16 anos, mas deixando uma lição de heroína, Jaqueline é velada na Igreja Pentecostal Coluna de Fogo, em Almirante Tamandaré, RMC. Ela vai ser sepultada às 17h desta terça-feira (19), no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, também na RMC.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Beto Richa é preso pelo Gaeco na manhã desta terça-feira!