Com a chegada do inverno, uma das opções de lazer em Curitiba são as atividades do programa Viva o Sábado, promovido pela prefeitura. O projeto oferece gratuitamente espaços esportivos e piscinas aquecidas — exceto para os frequentadores do Clube da Gente de Santa Felicidade. Com a nova estação, participantes têm reclamado da baixa temperatura da água, que permanece fria.

continua após a publicidade

Todo sábado Eduardo Morais costumava frequentar o local, mas precisou mudar de unidade. “Costumava utilizar a piscina de Santa Felicidade, mas agora, no inverno, estou indo para a da praça em frente ao Shopping Curitiba, já que em Santa Felicidade a água é muito fria”, relata.

Participante desde janeiro, Thomas B. compartilha a mesma percepção. “A água da piscina é muito fria, fica em torno de 22 °C, bem abaixo do ideal, que é entre 27 °C e 29 °C”, comenta. Outra queixa frequente é sobre os chuveiros: aos finais de semana, o uso é restrito apenas à ducha fria.

“Eles têm uma regra de que os vestiários e chuveiros não podem ser usados no sábado, o que significa que, se alguém quiser ou precisar tomar banho, terá que enfrentar a água gelada. Isso leva muita gente a não se higienizar antes de entrar na piscina, o que representa um risco à saúde”, afirma Thomas.

continua após a publicidade

Na entrada dos vestiários, um aviso informa que os chuveiros estão fechados “por questões de segurança”. Durante a semana, essa restrição não é aplicada. “Já usei a piscina de segunda a sexta, e tanto a água quanto os chuveiros são quentes. Já ouvi várias reclamações na portaria, mas eles orientam a ligar no 156”, explica Eduardo.

Respostas às reclamações

No dia 10 de junho, Thomas registrou um protocolo na Central 156 relatando as irregularidades. Em resposta, a Prefeitura informou que as piscinas olímpica e de hidroginástica possuem variações de temperatura. Leia o trecho da resposta:

continua após a publicidade

“A temperatura da piscina semiolímpica é mantida, como padrão, na faixa de 27,5°C a 29,5°C, enquanto a piscina de hidroginástica opera entre 30°C e 32°C. Ressaltamos que podem ocorrer variações devido a fatores climáticos. Quando a temperatura está fora dos parâmetros estabelecidos, as atividades podem ser suspensas ou a participação torna-se facultativa, visando sempre o bem-estar dos usuários.”

Para Thomas, a resposta é evasiva e não resolve o problema. “Dizer que a participação se torna facultativa é um completo absurdo, até porque ela já é facultativa por definição”, rebate.

No dia 23 de junho, uma nova reclamação foi registrada. Desta vez, a prefeitura informou que a piscina estava com 24 °C, ainda abaixo do recomendado, e que a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) enviaria uma equipe ao local para averiguar a situação.

Eduardo também registrou uma reclamação sobre os chuveiros no mesmo dia. A resposta reforçou que “a medida visa garantir a segurança, a organização do espaço e a adequação às condições operacionais do local durante o período de funcionamento do programa”.

Qual é a solução, Prefeitura?

Procurada pela Tribuna, a SMELJ informou que a piscina do Clube da Gente de Santa Felicidade passará por manutenção neste sábado (12) para atender às reclamações. Segundo a secretaria, tanto a temperatura da água quanto o funcionamento dos chuveiros serão avaliados.

Outros dois clubes também estarão fechados para manutenção: Boa Vista e Tatuquara. Durante a paralisação, a população pode procurar outras unidades do programa para participar das atividades.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉