Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) foram convocados para uma vigília em Curitiba, na sede do partido, no bairro São Francisco, na noite desta quinta-feira (5) e madrugada de sexta-feira (6). O ato foi feito pela direção estadual do PT após o juiz Sergio Moro ter mandado prender o ex-presidente Lula. O petista deve se apresentar na sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, até as 17 horas desta sexta-feira, mas teria dito ao jornal Folha de S. Paulo que não irá se entregar em Curitiba. Caso não se apresente, ele será considerado foragido.

continua após a publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa do PT-PR, a convocação ocorreu por volta das 21h30 e a expectativa era de que os petistas se dirigissem ao local ao longo da madrugada. Não foi feita uma estimativa de comparecimento. Lula passou a noite na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, no ABC paulista.

Mobilização

Além de ser um ato de apoio ao ex-presidente, a vigília servirá também para dar início à organização da mobilização que será realizada na sexta – data em que Lula deve se apresentar para começar a cumprir a pena em Curitiba.

Por volta das 23h10, a movimentação ainda era tranquila no local. Não havia ônibus. Os petistas chegavam individualmente para participar do ato.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.

Comemorações em Curitiba

continua após a publicidade

Mais cedo, logo após a divulgação da decisão de Moro, bairros de Curitiba, como Batel, Água Verde, Ahú, entre outros, registraram pontos de comemoração pelo mandado de prisão de Lula. Houve até buzinaço e foguetório.

Lula passará a ser foragido caso não se apresente às 17h desta sexta-feira

continua após a publicidade