Repercussão

Pedido de prisão de Lula foi comemorado com buzinaço e foguetório em Curitiba

Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Após o juiz Sergio Moro mandar prender o ex-presidente Lula, Curitiba registrou alguns pontos de comemoração na noite desta quinta-feira (5). Houve bunizaço no Centro, no Batel, no Água Verde, no Boa Vista, na Avenida Paraná, e no Bacacheri. No Batel, inclusive, havia manifestantes com vuvuzelas. Na região da Praça do Japão e na Avenida Nossa Aparecida, entre o Batel e o Seminário, as comemorações incluíram até foguetório.

Apesar das ações individuais, ainda não há previsão de grupos de direita e nem de esquerda na capital paranaense. Representantes do grupo Curitiba Contra a Corrupção, um dos responsáveis pelo acampamento em frente à Justiça Federal, afirmam que não programaram nenhum ato para esta quinta. Segundo a manifestante Narli Resende, o plano é organizar algum protesto para esta sexta-feira (6), porque grande parte dos manifestantes voltou de Brasília ainda nesta quinta, onde participaram de protestos pela condenação de Lula. Ainda não há, porém, maiores informações sobre horário ou data da manifestação.

Leia mais: STF nega habeas corpus a ex-presidente Lula

A reportagem conversou com a Frente Brasil Popular, que apoia o petista, e a informação foi de ainda não havia definição sobre manifestações de movimentos de esquerda em Curitiba, contra o pedido de prisão do ex-presidente . Segundo a Frente, tudo depende de decisões de lideranças nacionais, o que não ocorreu até as 18h30 desta quinta-feira (5).

A cúpula do Partido dos Trabalhadores no Paraná ainda não definiu se haverá manifestação em Curitiba contra o pedido de prisão de Lula (PT). Antes de tomar conhecimento da decisão do Juiz Sérgio Moro, o partido se preparava para fazer uma panfletagem no próximo sábado (7), na capital, mas, segundo a assessoria do PT Paraná, a programação pode sofrer alterações, que devem ser divulgadas por volta das 19h30 desta quinta-feira (5).

Segurança

Até então, a Polícia Militar (PM) não identificou nenhum ponto de confusão na cidade por causa do decreto de prisão de Lula. Segundo a corporação, não há reforços de policiais ou viaturas planejados para esta quinta e tampouco para a sexta-feira. Mas a PM afirma que agentes podem ser realocados tão logo seja identificado algum foco de manifestação.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) afirma que aguarda notificações da Polícia Federal para programar ações para a chegada de Lula, que pode ocorrer até a tarde de sexta. Além disso, a secretaria disse também que está acompanhando a ocorrência de possíveis protestos em toda a cidade, para prestar o apoio devido.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Federal no Paraná até as 18h55.

Mesmo condenado, Lula ainda pode ser candidato