Você já ouviu falar em mosquitos que combatem outros mosquitos? Uma solução super inovadora chega em Curitiba. A maior biofábrica do mundo especializada na criação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia será inaugurada neste sábado (19), na Cidade Industrial de Curitiba.

continua após a publicidade

Batizada de Wolbito do Brasil, a unidade é fruto de uma parceria entre o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), uma organização mundial sem fins lucrativos.

Como usar mosquitos para combater a dengue? O Método Wolbachia consiste em criar mosquitos Aedes aegypti com uma bactéria que impede a transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Quando esses mosquitos são liberados na natureza, eles se reproduzem com os mosquitos selvagens e, aos pouquinhos, reduzem a capacidade de transmissão dessas doenças.

Essa tecnologia não é novidade para o Brasil – a Fiocruz trouxe o método de forma pioneira em 2014 – mas agora ganha uma escala nunca vista antes! Até o momento, cerca de 5 milhões de brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa, mas a previsão é super ambiciosa: chegar a 70 milhões de pessoas nos próximos anos.

continua após a publicidade

O Ministério da Saúde já incorporou o Método Wolbachia como uma das estratégias nacionais de combate às arboviroses, reconhecendo sua eficácia e potencial de expansão. Vale lembrar que o IBMP, que participa dessa iniciativa, é uma parceria da Fiocruz com o Governo do Paraná, reforçando o protagonismo do nosso estado em soluções inovadoras para a saúde pública.

Manda pra Tribuna!

continua após a publicidade

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉