Você já ouviu falar em mosquitos que combatem outros mosquitos? Uma solução super inovadora chega em Curitiba. A maior biofábrica do mundo especializada na criação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia será inaugurada neste sábado (19), na Cidade Industrial de Curitiba.
Batizada de Wolbito do Brasil, a unidade é fruto de uma parceria entre o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), uma organização mundial sem fins lucrativos.
Como usar mosquitos para combater a dengue? O Método Wolbachia consiste em criar mosquitos Aedes aegypti com uma bactéria que impede a transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Quando esses mosquitos são liberados na natureza, eles se reproduzem com os mosquitos selvagens e, aos pouquinhos, reduzem a capacidade de transmissão dessas doenças.
Essa tecnologia não é novidade para o Brasil – a Fiocruz trouxe o método de forma pioneira em 2014 – mas agora ganha uma escala nunca vista antes! Até o momento, cerca de 5 milhões de brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa, mas a previsão é super ambiciosa: chegar a 70 milhões de pessoas nos próximos anos.
O Ministério da Saúde já incorporou o Método Wolbachia como uma das estratégias nacionais de combate às arboviroses, reconhecendo sua eficácia e potencial de expansão. Vale lembrar que o IBMP, que participa dessa iniciativa, é uma parceria da Fiocruz com o Governo do Paraná, reforçando o protagonismo do nosso estado em soluções inovadoras para a saúde pública.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



