Alerta

Média móvel salta 800% e máscara anti-covid volta a ser indispensável em Curitiba

Curitibanos devem usar máscaras para evitar contaminação pela Covid-19. Foto: Átila Alberti

Com a nova onda de casos de covid-19, o uso de máscaras de proteção volta a ser indispensável para reduzir a circulação do vírus. O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou a orientação após avaliação dos indicadores epidemiológicos na reunião desta quarta-feira (23).

Em maio, a SMS lançou um Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social para Doenças de Transmissão Respiratória, entre elas a covid-19, o documento que segue vigente, recomenda e normatiza o uso de máscaras, principalmente para pessoas mais vulneráveis e em locais de aglomeração ou alta circulação de pessoas.

+ Leia mais: Roda-gigante que será atração do Natal de Curitiba começa a ser montada

Recentemente, com a alta de casos em todo o país, o Ministério da Saúde publicou a nota técnica 16/22, que reforça a recomendação do uso da barreira física – máscaras faciais – como medida de prevenção, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) também recomenda a medida em todo o estado por meio da publicação da Resolução nº 786/2022.

“Todas as esferas do poder público estão alinhadas na decisão da importância do uso da máscara, ao menos nesse momento que vemos os casos aumentarem com grande velocidade. A máscara é sim nossa grande aliada, para vencer mais essa onda”, orientou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Para pessoas com sintomas respiratórios que tenham necessidade de deslocamento ou em caso de contato com outras pessoas o uso da máscara é obrigatório.

Na última terça-feira (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a volta do uso obrigatório de máscaras dentro de aviões e aeroportos. A decisão foi tomada após reunião com especialistas e conselhos de classes médicas para análise do cenário epimiológico.

A SMS ressalta a importância de adesão da população às medidas orientadas pelas autoridades sanitárias e também de obter informações e orientações nos canais de comunicação oficiais de instituições de saúde e poderes públicos.

+ Leia também: Novo binário em Curitiba vai ligar os bairros Cajuru e Tarumã; obras começam em dezembro

“Desde o início da pandemia, nós lutamos contra a politização da doença e os usos equivocados de informações. Passamos por vários momentos seguindo a ciência, tenho certeza  que passaremos por mais esse adotando as orientações corretas”, disse a secretária. 

Análise do cenário

A média móvel de novos casos passou de 99 em 1º de novembro para 937 em 21 de novembro. Um aumento de mais de 800% em 20 dias.

Outro sinal de alerta é o número de pessoas em fase ativa da doença que passou de 449 para 8.069 no mesmo período. Embora, com boa parte da população vacinada, a grande maioria dos casos não se reverta em internamento e óbitos os indicadores exigem cautela e adoção de medidas.

“Quanto maior a circulação do vírus, maiores as chances de pessoas vulneráveis serem infectadas e, consecutivamente, de muitos internamento e óbitos. No último boletim, por exemplo, já anunciamos cinco mortes, não queremos que isso se mantenha ou piore”, explicou a infectologista da SMS, Marion Burguer.

Nova variante

A alta de casos de covid em todo o território nacional, está associada à nova subvariante da ômicron, a BQ.1, que já circula em vários estados, mas ainda não teve confirmação laboratorial no Paraná.

Com sintomas semelhantes às variantes anteriores, a BQ.1 não é de maior gravidade. E de acordo com o comportamento observado em outros países, ela tem em média cinco semanas de circulação em maior intensidade.

Prevenção

Aliados ao uso de máscara, a higienização frequente das mãos, ventilação dos ambientes e o distanciamento social também são medidas de grande eficácia para reduzir a transmissão das doenças de contágio respiratório. 

Além das regras de prevenção não farmacológicas, a infectologista ressalta a importância de manter o esquema vacinal contra a covid em dia. Com o perfil de mutação do vírus, todas as doses recomendadas são essenciais. 

+ Viagem Gastronômica: Ajvar – molho de pimentões direto da Sérvia para nossa mesa de petiscos

A consulta do esquema vacinal para grupo pode ser feita site Imuniza Já ou no Aplicativo Saúde Já. “As doses continuam disponíveis nas unidades de saúde e aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal devem buscar essa proteção”, orientou Marion.

Além, do público com doses em atraso a Saúde segue vacinando novos grupos, como os bebês nascidos entre nascidos entre 25 de novembro de 2019 a 30 de junho de 2020 com a primeira dose e a ampliação do segundo reforço para os nascidos em 1986 e 1987.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.