Trânsito

Novo binário em Curitiba vai ligar os bairros Cajuru e Tarumã; obras começam em dezembro

transito
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Moradores das ruas Nivaldo Braga e Olga Balster acompanharam, na última terça-feira (22), o detalhamento do projeto do binário que vai conectar os bairros Cajuru e Tarumã. Foram apresentados o plano de ataque da construtora O Betacem, vencedora da licitação, e as alterações de itinerários de ônibus que circulam na região. Também foram esclarecidas as principais dúvidas dos participantes, como áreas de estacionamento e ajustes de traçado das pistas.

LEIA MAIS – Linhas de ônibus terão reforço com o jogo do Brasil na Copa nesta quinta-feira

Previstas para começarem na primeira quinzena de dezembro, as obras vão organizar o trânsito entre os bairros, com vias exclusivas para transporte coletivo, rotas para bicicletas, nova iluminação, paisagismo e calçadas com acessibilidade ao longo de 2,4 km em cada um dos sentidos das ruas. Esse lote tem orçamento de R$ 59 milhões. 

VIU ESSA? Deputados do Paraná aprovam constitucionalidade da privatização da Copel

“É uma obra necessária para complementar o conjunto de intervenções que completam as adequações do itinerário do BRT Leste Oeste, entre Pinhais e CIC Norte, e fazem a conexão com outras estruturas viárias, como a Linha Verde e suas transposições”, explicou o engenheiro civil Marcio Teixeira, diretor técnico da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (UTAG), área responsável pela gestão dos contratos multilaterais do município.

Ligeirão Leste-Oeste

O binário Olga Balster e Nivaldo Braga faz parte do contrato com o New Development Bank (NDB), para a adequação e melhoria do itinerário do BRT Leste Oeste. Assinado em dezembro de 2021, o financiamento prevê U$ 75 milhões para a construção de novos terminais, criação da pista de ultrapassagem na canaleta, com ajuste nas estações tubo ao longo do eixo Leste-Oeste, entre o CIC Norte e Pinhais, além de implantação de vias compartilhadas nos entornos das paradas de ônibus, na preparação do transporte coletivo de Curitiba para a eletromobilidade.

LEIA AINDA – Explosões e tiros nesta madrugada agitam região de Curitiba em treinamento da PM

A reunião pública aconteceu na Rua da Cidadania do Cajuru, organizada pela UTAG e a administração regional. Mais de 130 moradores participaram, além de representantes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), que vai fiscalizar a obra, da empreiteira O Betacem e da Urbs. No site utag.ippuc.org.br, é possível acessar o conteúdo da reunião, detalhamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável e as animações em 3D da obra do binário.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.