Casos em alta!

Matinhos deve decretar lockdown de 14 dias pra barrar avanço da pandemia de coronavírus

Matinhos deve criar medidas mais pesadas, em uma espécie de lockdown, pra tentar barrar casos de covid-19 na região. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.

A prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, deve publicar, ainda nesta quarta-feira (24), um novo decreto com uma espécie de lockdown no município, que pode valer a partir de quinta-feira (25), proibindo inclusive passeio no calçadão. Com isso, apenas serviços essenciais como mercados, farmácias e postos de gasolina poderiam funcionar em horários pré-determinados. A duração é de 14 dias a partir da publicação do decreto no Diário Oficial.

Esta medida acontece pelo aumento no número de casos ativos e por não ter mais leitos no Hospital Regional do Litoral. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a 1ª Regional de Saúde que engloba sete cidades, entra elas Matinhos, Guaratuba e Paranaguá.

Até o momento são 20.819 casos confirmados com 365 mortes. Além disso, o único centro hospitalar que atende adultos em casos de emergência está lotado. Dos 25 leitos exclusivos covid-19, todos estão ocupados no Hospital Regional do Litoral.  

A oficialização do decreto deve ocorrer nesta tarde de quarta-feira, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.