Coletivo

Mario Tourinho ganhará faixa exclusiva de ônibus ainda em janeiro

Além da trincheira, que deve desafogar o trânsito da região do Seminário, Mário Tourinho terá também uma via exclusiva para ônibus. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná
Além da trincheira, que deve desafogar o trânsito da região do Seminário, Mário Tourinho também deve ganhar uma via exclusiva para ônibus. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Com um alto fluxo de ônibus circulando pela região, a Rua General Mario Tourinho, no bairro Seminário, em Curitiba, terá uma faixa de trânsito exclusiva para os coletivos. A implantação da faixa está conectada à obra de grande porte para construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida, com Mário Tourinho, e deve ficar pronta até 18 de janeiro.

“Com o término do serviço, agentes de trânsito farão por 15 dias a orientação aos motoristas que trafegam rotineiramente pela via. A faixa exclusiva, localizada ao lado direito da rua, vai proporcionar mais qualidade aos passageiros do transporte coletivo. Nos horários de pico, são, em média, 17 minutos para percorrer esse trecho”, informou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, por ali passam diariamente cinco linhas do transporte coletivo: Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido. São 89 ônibus e cerca de 63 mil passageiros por dia.

Os trabalhos de sinalização, de responsabilidade da Setran, começaram na primeira semana do ano e serão colocadas novas placas de trânsito, pintura específica para a faixa exclusiva, que consiste em uma linha branca contínua e, como complemento, uma linha verde, além da legenda “Ônibus” no pavimento.

Bloqueio

A faixa da esquerda da Mario Tourinho após a Fonte de Jerusalém, sentido Parque Barigui, foi bloqueada para instalação do espaço que será utilizado para confecção das vigas de concreto necessárias para a obra.

Foto: Divulgação/SMCS
Foto: Divulgação/SMCS

Quando a trincheira for concluída, quem estiver na Mário Tourinho, ao trafegar neste cruzamento, vai passar por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida. A nova trincheira vai aumentar a capacidade de escoamento dos veículos, eliminando os pontos de conflito. A expectativa da administração municipal é de que 41 mil veículos passem, então, pela Mário Tourinho. Na Nossa Senhora Aparecida, o cálculo é de que serão 15,6 mil veículos diariamente.

Atenção

Nesse período de adaptação, os condutores que circularem pela faixa serão orientados, mas não multados. Na sequência, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trânsito. A infração – de natureza gravíssima – acarreta a perda de sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo, conforme o inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Bombeiros têm trabalho para retirar enxame de abelhas no Novo Mundo