enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Coletivo

Mario Tourinho ganhará faixa exclusiva de ônibus ainda em janeiro

Além da trincheira a Mario Tourinho, via por que passam algumas das principais linhas de ônibus da cidade, terá uma faixa exclusiva

  • Por Redação / Tribuna do Paraná
Além da trincheira, que deve desafogar o trânsito da região do Seminário, Mário Tourinho terá também uma via exclusiva para ônibus. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná
Além da trincheira, que deve desafogar o trânsito da região do Seminário, Mário Tourinho também deve ganhar uma via exclusiva para ônibus. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Com um alto fluxo de ônibus circulando pela região, a Rua General Mario Tourinho, no bairro Seminário, em Curitiba, terá uma faixa de trânsito exclusiva para os coletivos. A implantação da faixa está conectada à obra de grande porte para construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida, com Mário Tourinho, e deve ficar pronta até 18 de janeiro.

“Com o término do serviço, agentes de trânsito farão por 15 dias a orientação aos motoristas que trafegam rotineiramente pela via. A faixa exclusiva, localizada ao lado direito da rua, vai proporcionar mais qualidade aos passageiros do transporte coletivo. Nos horários de pico, são, em média, 17 minutos para percorrer esse trecho”, informou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, por ali passam diariamente cinco linhas do transporte coletivo: Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido. São 89 ônibus e cerca de 63 mil passageiros por dia.

Os trabalhos de sinalização, de responsabilidade da Setran, começaram na primeira semana do ano e serão colocadas novas placas de trânsito, pintura específica para a faixa exclusiva, que consiste em uma linha branca contínua e, como complemento, uma linha verde, além da legenda “Ônibus” no pavimento.

Bloqueio

A faixa da esquerda da Mario Tourinho após a Fonte de Jerusalém, sentido Parque Barigui, foi bloqueada para instalação do espaço que será utilizado para confecção das vigas de concreto necessárias para a obra.

Foto: Divulgação/SMCS

Foto: Divulgação/SMCS

Quando a trincheira for concluída, quem estiver na Mário Tourinho, ao trafegar neste cruzamento, vai passar por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida. A nova trincheira vai aumentar a capacidade de escoamento dos veículos, eliminando os pontos de conflito. A expectativa da administração municipal é de que 41 mil veículos passem, então, pela Mário Tourinho. Na Nossa Senhora Aparecida, o cálculo é de que serão 15,6 mil veículos diariamente.

Atenção

Nesse período de adaptação, os condutores que circularem pela faixa serão orientados, mas não multados. Na sequência, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trânsito. A infração – de natureza gravíssima – acarreta a perda de sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo, conforme o inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Bombeiros têm trabalho para retirar enxame de abelhas no Novo Mundo

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

10 Comentários em "Mario Tourinho ganhará faixa exclusiva de ônibus ainda em janeiro"


Paulo souza
Paulo souza
5 meses 16 dias atrás

Tirar carros das ruas é a solução para o trânsito. Como? facilitando o transporte coletivo, alternativo e veículos compartilhados. Ao mesmo tempo, dificultando o uso do transporte individual por meio de automóvel. Essa criação de faixa exclusiva será muito mais eficiente do que a trincheira.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
5 meses 15 dias atrás

Eu usei muito os ônibus para estudar e trabalhar, porém nos últimos anos a qualidade do transporte público caiu muito em Curitiba, eu tentei voltar a utilizar os ônibus mas sem chance, existem poucos ônibus, estão sempre lotados e além da nova onda de assaltos, fica complicado a atual situação !

Adriovaldo Silva
Adriovaldo Silva
5 meses 15 dias atrás

Carros são o câncer do nosso trânsito. Pior são aqueles que colocam carros nas ruas para trajetos de 10km ou menos. Povo vagal que não sabe sair de casa se não for com o rabo colado num banco de carro.

alex lemarchand
alex lemarchand
5 meses 16 dias atrás

vc pelo visto nunca andou de onibus para falar uma m.. dessas…

Velton Lopes
Velton Lopes
5 meses 16 dias atrás

Tem que alargar a Artur Bernardes

Denival Jeter Guimarães
Denival Jeter Guimarães
5 meses 15 dias atrás

Concordo, tem que alargar as calçadas e as ciclovias, para os carros já tem espaço demais, e não é criando mais espaço para carros que o trânsito vai melhorar. Tem que aumentar o espaço dos pedestres, ciclistas e ônibus coletivos.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
5 meses 15 dias atrás

Não fale besteira denival, são poucas pessoas que tem o privilégio de trabalhar próximo de casa p/ ir de bicicleta ou a pé. Nosso transporte publico não evoluiu na última década, ficou obsoleto e inseguro. Muitos precisam do automóvel pq trabalham e estudam longe, ninguém esta no trânsito pq gosta!

Tiago Ribas
Tiago Ribas
5 meses 16 dias atrás

O problema da Mario Tourinho são as vias rápidas sentido shopping Barigui e Centro que cortam e seguram a fluidez antes da BR277, será que o pessoal do IPPUC não perceberam isso ou foram fazer as avaliações nos finais de semana? A trincheira vai resolver em partes.

MAIOR DO ESTADO
MAIOR DO ESTADO
5 meses 16 dias atrás

engarrafa desde a vicente machado até a martim afonso… parado mesmo… tudo por causa dos dois semáforos que não são sincronizados, o da metropolitana e o da martim afonso…

se não resolver isso não vai adiantar nem trincheira nem nada

Denival Jeter Guimarães
Denival Jeter Guimarães
5 meses 15 dias atrás

Tudo por causa da quantidade de carros com apenas uma pessoa dentro, por isso é que congestiona. Tem que melhorar o transporte coletivo e melhorar a ciclovia, mudando para ciclofaixa junto dos carros, para que os ciclistas que seguem reto tenham preferência sobre os carros que fazem conversões.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas