enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Araucária

Macaco que atacou bebê dá ‘olé’ no Ibama pode ser capturado com sedativos

Há dez dias, o órgão tenta sem sucesso pegar o bugio com uma armadilha. Primata causou ferimento grave em bebê dentro de apartamento

  • Por Raquel Derevecki - Gazeta do Povo
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.

Após 10 dias sem conseguir capturar o macaco bugio que atacou um bebê em um condomínio de Araucária, região metropolitana de Curitiba, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) pretende mudar de estratégia. A partir de terça-feira (4), técnicos do órgão deverão trocar a armadilha com alimentos por um sedativo que faça o animal dormir rapidamente e permita a captura.

+ Leia mais: Incidente com bugio expõe riscos do contato entre humanos e animais silvestres

De acordo com o superintendente do Ibama no Paraná, Julio Gonchorosky, os técnicos do órgão têm uma reunião com médicos veterinários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta segunda-feira (2) para definir qual tranquilizante pode ser usado. “Estamos procurando o melhor sedativo que faça o animal adormecer rapidamente sem que haja risco a saúde para ele”, explica Gonchorosky.

Macaco que atacou criança na Grande Curitiba foge de armadilhas e segue livre. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Macaco que atacou criança na Grande Curitiba foge de armadilhas e segue livre. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Desde o dia 23 de novembro, equipes do Ibama têm tentado capturar o bugio utilizando uma arapuca. Nos primeiros dias, a armadilha se tornou uma fonte de alimento para o macaco, onde ele entrava, pegava a comida e deixava a pequena jaula sem ser capturado. Segundo Gonchorosky, a expectativa era de que o animal passasse mais tempo na emboscada, aumentando a chance de captura sem a necessidade de um calmante. No entanto, o macaco não tem facilitado a ação dos técnicos. “Ele está dando um baile”, brinca o superintendente.

+ Leia mais: Rone prende dupla que escondia ‘nada menos’ que 600 quilos de maconha em casa

Se a equipe decidir utilizar o sedativo, a captura deve ser terça ou quarta-feira (5), quando o animal será levado para um centro de triagem. O detino do bugio, um dos maiores primatas do Brasil, ainda não foi divulgado. Porém o Ibama já informou que ele ficará sob quarentena para avaliação de saúde. “Veremos se ele tem raiva ou outras doenças, e também observaremos o comportamento do animal”, disse o diretor do Ibama.

Veja como o macaco que quase matou criança invade apartamentos:

O caso

No dia 14 de novembro, o animal invadiu o apartamento onde mora a família do empresário Fernando Henrique Balardim, cuja filha, Júlia, de apenas um ano, foi mordida pelo primata. A menina teve ferimentos profundos na cabeça e a mãe também foi ferida no braço. O crânio da criança chegou a ficar exposto e ela precisou passar por cirurgia no Hospital do Trabalhador para reconstituir o couro cabeludo.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Os familiares da criança ficaram muito assustados e, mesmo depois de a garota receber alta do hospital no dia 19 de novembro, preferiram não retornar para o prédio onde moram, vizinho do bosque onde vive o bugio.

Super-Homem de Curitiba é preso em São Paulo. O que será que ele aprontou?

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

5 Comentários em "Macaco que atacou bebê dá ‘olé’ no Ibama pode ser capturado com sedativos"


Leonizia Aparecida Bastos
Leonizia Aparecida Bastos
8 meses 20 dias atrás

Demorooooo, já deviriam ter capturado por sedativos, ou estão aguardando mais um ataque?

Batista Silva
Batista Silva
8 meses 20 dias atrás

Já disse isso mas repito: “Nessa altura do campeonato o macaco faz a festa porque a criança não foi infectada com uma doença que precise de um tratamento específico e porque os pais estão acomodados. Se fosse longe de uma região urbana já teriam empalhado este macaco.”

cezar luiz
cezar luiz
8 meses 20 dias atrás

O bugio quando entra no baile é maleva e só traz confusão KKK . 3× 0 pro bugio , eu estou torcendo para o bugio .

Edson Oliveira
Edson Oliveira
8 meses 20 dias atrás

Vídeo magnífico. para ilustrar essa situação :
==> https://youtu.be/gV2wI_WTToo

Nilton César
Nilton César
8 meses 20 dias atrás

Não querem chamar o patrão do CTG…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas