Que dia!!

Lula, Bolsonaro e eventos prometem complicar trânsito de Curitiba nesta quarta-feira

Três eventos políticos prometem complicar o trânsito em Curitiba nesta quarta-feira (28). O ex-presidente e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal e pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) participam de atos na capital paranaense nesta quarta. Já o MBL organiza um ato contra o petista. Além disso, será o dia das tradicionais novenas nos santuários do Carmo e do Perpétuo Socorro. Logo cedo, o novo ligeirão começou a operar e há um trecho de circulação compartilhada com os demais veículos. À noite, Atlético e Londrina se enfrentam pela final da Taça Caio Júnior, segundo turno do Paranaense 2018, na Arena. Os deslocamentos dos curitibanos podem ficar ainda mais difíceis nesta quarta por causa da chuva, que promete ficar mais intensa a partir do período da tarde.

Em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra a caravana pelo Sul do Brasil e faz um ato público na Praça Santos Andrade, no Centro, às 17h. A Superintendência de Trânsito (Setran) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) planejam bloqueios em três cruzamentos do Centro: entre as ruas Conselheiro Laurindo e Alfredo Bufren, Conselheiro Laurindo e Marechal Deodoro, e XV de Novembro com a Tibagi. Segundo a Setran, além dos bloqueios para os veículos, agentes de trânsito e PMs organizarão a movimentação dos passageiros que embarcam e desembarcam nas linhas de ônibus da Praça Santos Andrade. Até o término do ato público pró-Lula, quem desembarcar dos ônibus deverá seguir para a Rua Dario Lopes dos Santos.

Já deputado federal e pré-candidato à presidência Jair Bolsonao (PSL) vem para Curitiba, o que pode complicar o trânsito no caminho entre São José dos Pinhais e Curitiba. Para ir da RMC até Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Bolsonaro deverá seguir por dentro de Curitiba, passando pela Avenida Comendador Franco (Av. das Torres). Segundo os organizadores da recepção ao deputado no Afonso Pena, uma carreata extraoficial está programada e pode complicar o trânsito em horários distintos, pela movimentação dos correligionários até o aeroporto; e próximo ao meio-dia, quando a carreata estava programada para começar. Quem tem voos marcados para esta quarta deve reorganizar seus horários para chegar ao aeroporto.

Além disso, a passagem do petista em Curitiba motiva um protesto do Movimento Brasil Livre (MBL), às 15h, com saída do Parque Barigui até a Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu), no Centro da capital. A carreata do MBL partiria inicialmente do parque até a sede da Justiça Federal, no bairro Ahú. Entretanto, o movimento decidiu mudar o local do fim da carreata para a Praça 19 de Dezembro. A concentração dos carros será às 15h30 no estacionamento do parque, com previsão de chegada às 17h na Praça do Homem Nu, como é conhecida a Praça 19 de Dezembro, ou seja, perto do local onde haverá o ato em apoio a Lula.

Para a carreata do MBL, até a publicação da matéria, a Setran não havia recebido informação oficial dos organizadores sobre a realização do ato, por isso não há planos para alterar no trânsito no trajeto entre o Parque Barigui e a Praça 19 de Dezembro.

Segurança

Lula e Bolsonaro não deverão se encontrar e nem têm planos de passar pelos mesmos locais, por isso, a Polícia Militar (PM) deve fazer apenas um reforço no policiamento e vai monitorar as atividades de grupos de manifestantes. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), a decisão de não elaborar um planejamento específico para a chegada do ex-presidente Lula a Curitiba partiu da organização da caravana. A Sesp informou que não houve um pedido formal para que a PM fizesse escolta. Por isso, haverá apenas um reforço no policiamento na região da Praça Santos Andrade, por volta das 15h. Lula deve chegar no fim da tarde.

Para a presença de Bolsonaro, que ficará pouco tempo em solo curitibano, também não haverá esquema especial de segurança, só monitoramento. O encontro dele com os correligionários está previsto para acontecer no próprio Afonso Pena, às 11h, logo após o deputado desembarcar. Depois do encontro, o pré-candidato segue para Ponta Grossa. Ele fará o percurso até os Campos Gerais de carro e deve ser acompanhado por seus seguidores em carreata. No dia seguinte, quinta-feira (29), Bolsonaro volta a Curitiba para um almoço no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, ao meio-dia.

Mesmo com a proximidade dos horários de concentração dos integrantes do MBL e dos seguidores de Lula nas praças do Centro, também não haverá esquema especial de segurança, mas a movimentação será monitorada pela PM.

A ocorrência de atos políticos simultâneos em Curitiba causa preocupação, pois houve registro de confusões no interior do Paraná e em SC. Em Francisco Beltrão, um repórter do jornal O Globo foi agredido por seguranças da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E em Quedas do Iguaçu, o ônibus da caravana de Lula é atingido por tiros.

Outra manifestação também terminou em violência ocorreu no domingo (25), dessa vez em São Miguel do Oeste (SC), onde a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi atacada por manifestantes contrários ao PT. Pedras e ovos foram atirados contra os ônibus da caravana e chegaram a trincar os vidros de dois veículos, em um deles estava o ex-presidente. A caravana do ex-presidente passa pelos três estados da região Sul do Brasil. A viagem começou no dia 19 de março, em Bagé (RS), e vai terminar em Curitiba.

Novo Ligeirão Norte-Sul

Novo ligeirão Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Novo ligeirão Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O Ligeirão Norte-Sul, que liga o Terminal Santa Cândida à estação-tubo Bento Viana, no Batel, começou a circular nesta quarta, provocando mudanças no trânsito na Avenida Sete de Setembro, na altura da Praça do Japão. Para o retorno do ligeirão, foram abertos uma saída da canaleta próxima da estação Bento Viana e um acesso de reentrada, situado pouco abaixo da praça. Motoristas e pedestres devem ficar atentos porque o ônibus vai se incorporar ao tráfego da via lenta da Avenida Sete de Setembro (sentido Praça do Japão) e vai retornar para a canaleta abaixo do término do traçado da praça.

Para os pedestres, foi instalada uma faixa elevada para travessia na via lenta da Avenida Sete de Setembro e o semáforo de travessia próximo à Rua Francisco Rocha foi mantido.

Futebol, novena e chuva

Com Bruno Guimarães e Matheus Anjos como dúvidas, João Pedro pode ser o principal articulador do Furacão na final. Foto: Lineu Filho
Com Bruno Guimarães e Matheus Anjos como dúvidas, João Pedro pode ser o principal articulador do Furacão na final. Foto: Lineu Filho

O trânsito deve ficar complicado no Água Verde, na região da Arena da Baixada, entre o fim da tarde e início da noite. O jogo da final da Taça Caio Júnior entre Atlético e Londrina vale o título do segundo turno e a vaga na grande final do Campeonato Paranaense. A partida está marcada para 20 horas. Parte dos torcedores costumam chegar ao estádio muito perto da hora do jogo. Por causa disso, o movimento deve ser grande na Avenida Getúlio Vargas, Avenida Iguaçu e na Rua Buenos Aires. Dependendo do horário de encerramento dos atos políticos no Centro da cidade, o trânsito pode sofrer reflexos na região.

No Alto da Glória, todas as quartas acontecem as novenas de hora em hora no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que vão das 6h até as 22h. O trânsito costuma ficar complicado no entorno do santuário o dia todo, principalmente no cruzamento das ruas Amâncio Moro e Agostinho de Leão Júnior com a Rua Ubaldino do Amaral. Com as manifestações políticas no Centro da cidade, é possível que o tráfego de veículos se intensifique no metade da tarde.

No Boqueirão, às quartas, o Santuário Nossa Senhora do Carmo também realiza novenas de hora em hora, normalmente das 7h às 21h. Neste dia, o movimento costuma aumentar nas proximidades Terminal do Carmo, na Avenida Marechal Floriano Peixoto e na Rua Anne Frank. Com a passagem da carreata do deputado Bolsonaro pela Avenida Comendador Franco (Av. das Torres) perto do meio-dia, é possível que os motoristas busquem caminhos alternativos pela região neste horário, complicando o tráfego.

Todos os problemas no trânsito que podem ocorrer por causa dos atos políticos e eventos desta quarta ainda podem se agravar caso chova forte em Curitiba. Segundo o Instituto Simepar, a capital deve amanhecer com céu encoberto e a instabilidade atmosférica do início da semana deve se intensificar, principalmente à tarde. A probabilidade de chuva é de 80% e ela deve ser mais forte do que a registrada na terça-feira.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/com-busao-cheio-greca-da-inicio-a-circulacao-de-novo-ligeirao-em-curitiba/

Voltar ao topo