"Um lixão na casa"

Lixão clandestino de acumuladora é o terror de vizinhos em Curitiba: fedor, animais mortos e muito entulho

Lixão clandestino de acumuladora é o terror de vizinhos em Curitiba: fedor, animais mortos e muito entulho.
Lixão clandestino de acumuladora é o terror de vizinhos em Curitiba: fedor, animais mortos e muito entulho. Foto: Gerson klaina/Tribuna do PAraná.

Lixo e mais lixo. Animais mortos, dezenas de sacos entulhados e preocupação constante da vizinhança. Um terreno no bairro Barreirinha, em Curitiba, de propriedade de uma acumuladora, na Rua Clio Gloger Isfer, está deixando moradores indignados com a sujeira, fedor, e a falta do poder público com uma questão importante para o dia a dia. O acumulo é tão grande que mal se pode ver a casa, que está praticamente encoberta por sacos e mais sacos de lixo.

+Viu essa? Ratos, cobras e até escorpião; uma tonelada de lixo é retirada da casa de acumulador

Segundo Jurema dos Santos, de 58 anos, a proprietária do terreno em que o lixo é acumulado não reside naquele local. No entanto, ela aparece semanalmente para jogar os sacos cheios ou itens separados. Já teve de tudo ali: televisão, armários, produtos higiênicos e até material de construção.

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

“É um grande absurdo o que ocorre aqui. Já tentamos pegar essa mulher em flagrante, mas ela chega de madrugada. Arremessa o lixo com mais alguns homens, e vai embora. A última vez que ocorreu uma grande limpeza faz 8 anos. Já procurei a prefeitura diversas vezes, e nada. Estamos abandonados, ou melhor, cercados de lixo. Não aguentamos mais ver baratas, escorpião e outro bichos. Fora que quando chove, tem o risco da dengue”, reclamou Jurema.

Ainda de acordo com a vizinha, em 2020, uma pessoa ateou fogo no terreno do lixo, e quase provocou uma tragédia. “Foi um risco enorme aquele dia. Ainda bem que fomos ligeiros e evitamos o pior. Tenho o meu pai que é idoso e não podemos ficar reféns disso. Pagamos pela limpeza no bairro, somos atendidos, mas esse caso está fugindo da normalidade. Não comentei nem do cheiro que tem dia que fica insuportável”, comentou a vizinha.

Além existirem residências nas proximidades do terreno da acumuladora, há uma creche, o CMEI Santa Efigênia, que fica nos fundos. Segundo a direção do local, porém, a dedetização realizada constantemente evita o aparecimento de bichos.

+Leia mais! Toneladas de lixo são retiradas da casa de acumulador compulsivo de Curitiba

 Já teve de tudo ali: televisão, armários, produtos higiênicos e até material de construção.
Já teve de tudo ali: televisão, armários, produtos higiênicos e até material de construção. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

E aí prefeitura?

Segundo a prefeitura de Curitiba a acumuladora como proprietária do terreno recebeu notificação da Secretaria Municipal do Urbanismo. Uma nova vistoria vai ser realizada no terreno e, caso persista a situação, será emitido um auto de infração.

Flagrou? Denuncie!

>>> A denúncia feita por Jurema dos Santos sobre o lixão clandestino no Barreirinha chegou para a Tribuna pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias. Você viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo número (41) 9 9683-9504.