Verão

Litoral do Paraná tem sete novos locais impróprios para banho, aponta boletim

Praia no Litoral do Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O sexto boletim de balneabilidade divulgado nesta temporada pelo Instituto Água e Terra (IAT) apresenta novos pontos impróprios para banho no litoral do Paraná. De acordo com o informativo, publicado na quinta-feira (25), 54 dos 66 locais monitorados nas praias e rios do estado são recomendados para banho, representando 82% do total.

No litoral, são oito locais próprios para banho em Pontal do Paraná (66%), 12 em Matinhos (75%) e 10 em Guaratuba (50%). Em razão das chuvas dos últimos dias, há sete pontos a mais nas praias impróprios para os banhistas em relação à última semana.

Novos pontos impróprios para banho nas praias do Paraná

Entre os novos pontos impróprios, três estão localizados em Pontal do Paraná na Avenida Principal do balneário Olho d’Água e no balneário Ipanema, próximo à Rua São Luiz e na Rua Pará.

Em Matinhos são dois novos locais: no balneário Flamingo e na Rua Jacarezinho da Praia Brava de Caiobá. As outras duas áreas são em Guaratuba, na Barra do Saí e à esquerda das pedras da Praia de Caieiras.

+ Leia mais: Com temporais no litoral do Paraná, bombeiros fazem alerta importante para veranistas

Além dessas, a Ponta da Pita, em Antonina; o trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; e a parte da praia central de Guaratuba próxima à Rua Alois Cicatka também não são recomendados aos banhistas, como já tinha sido divulgado em outras edições do boletim.

As demais localidades que aparecem como impróprias no litoral são concentradas na foz dos rios que cortam a região e que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas. O IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos.

Boletim de balneabilidade das costas Oeste e Norte

No Interior, os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, tem bom índice de balneabilidade, assim como a prainha de Entre Rios do Oeste, que na semana passada aparecia como imprópria. Os locais apontados como impróprio estão localizados em São Miguel do Iguaçu, na praia artificial do Lago de Itaipu.

+ Leia mais: Alagamentos no Litoral: mais de 400 pessoas estão desalojadas

Monitoramento da água vai até fevereiro

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados semanalmente pelo IAT, durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada, serão emitidos oito boletins, até o dia 9 de fevereiro de 2023, semana do Carnaval.

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático.

Confira os boletins de balneabilidade divulgados na quinta-feira (25): Litoral e Costas Oeste e Norte.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.