Transporte

Ligando extremos Norte e Sul da Linha Verde, novo ônibus começa a circular segunda

Imagem ilustrativa. Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo
Imagem ilustrativa. Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

A linha articulada Fagundes Varela-Fanny, a primeira a integrar os trechos Sul e Norte da Linha Verde, em Curitiba, começa a funcionar na próxima segunda-feira (15), a partir das 10h. O novo itinerário entra em operação com duas semanas de atraso: era promessa do prefeito Rafael Greca (DEM) para o aniversário de Curitiba, celebrado no dia 29 de março, mas acabou ficando no papel porque mudanças operacionais nas estações-tubo por onde a linha vai passar não foram concluídas a tempo.

“Este tubo, no aniversário de 326 anos de Curitiba, vai ficar pronto e a Linha Verde no seu canteiro central terá ônibus”, chegou a declarar o prefeito dentro de da estação-tubo Fagundes Varela, o ponto principal da linha, no Bairro Alto, no dia 6 de fevereiro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Dois meses depois, a linha começa a funcionar com horários de segunda-feira a sábado. Em dias úteis, ônibus operam das 6h à meia-noite. A última viagem sai da estação Fanny, às 23h40. No sábado, o horário será das 6h às 14h.

Entre os pontos inicial e final, a linha terá parada na estação Marechal Floriano, onde os passageiros poderão fazer integração com o expresso Pinheirinho-Carlos Gomes, Circular Sul e ligeirinho Fazenda Rio Grande. O projeto também prevê parada na estação-tubo Vila Olímpica, mas ela está fora do trajeto neste primeiro momento.

Na estação-tubo Fagundes Varela, perto do Hospital Vita, haverá integração física com os ônibus urbanos Hugo Lange e Colina Verde, duas linhas convencionais que fazem o sentido Bairro Alto-Centro e também com o metropolitano Maracanã-Linha Verde, que leva a Colombo. Já na estação Fanny, é possível integrar com as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes, Portão-Santa Bernadethe, Fanny, Alferes Poli e Maracanã-Linha Verde.

+Leia também: Fila gigante une quase três mil pessoas atrás de um emprego em Curitiba!

Mudanças no trânsito

Alterações na região da estação-tubo Fagundes Varela, ponto de partida da linha, já estão valendo. Na manhã desta quinta-feira (11), foram ligados os semáforos instalados no cruzamento da Linha Verde com as ruas Frederico Galvão e José Fernandes Maldonado. Além disso, equipes da prefeitura já pintaram as faixas de pedestre próximas aos novos cruzamentos semaforizados e implantaram as novas placas de trânsito do entorno.

Ainda há alterações no trânsito do entorno. Para evitar transtornos no trânsito com a operação da nova linha, a rua Bento Ribeiro passa a ter, a partir da tarde desta quinta, sentido único da Linha Verde para o bairro até chegar na Francisco Zuneda Ferreira da Costa. E a rua José Fernandes Maldonado, paralela à Bento Ribeiro, seguirá apenas sentido Linha Verde.

Conforme a Superintendência Municipal de Transito (Setran), as mudanças vão permitir a conexão com as ruas Mercedes Seiler Rocha e Fagundes Varela, que ficam do outro lado da rodovia e já são sentido único.

O trabalho está programado para começar às 15h pelas equipes Setran. Agentes da pasta estarão orientando motoristas sobre o novo fluxo.

Pássaro em extinção e mais de 60 aves silvestres são apreendidos em Curitiba