Sem máscaras!

Liberação de máscaras em locais abertos deve ocorrer logo em Curitiba, diz secretária

mascaras ar livre
Como adiantado em evento da Mulher na ACP, Curitiba deve liberar uso de máscaras ao ar livre. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Prefeitura de Curitiba deve enviar à Câmara Municipal, nos próximos dias, um projeto de lei que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A afirmação foi feita pela secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, nesta segunda-feira (14). O movimento do município vai ao encontro do que disse o governador Ratinho Junior na semana passada, quando anunciou o envio à Assembleia Legislativa (Alep) de um projeto de lei que desobriga o uso de máscaras ao ar livre em todo o Paraná. A secretária já havia comentado a possiblidade no discurso em que foi homenageada pelo Dia da Mulher na Associação Comercial do Paraná (ACP).

“Estamos aguardando o movimento do estado. O governador já encaminhou à Alep uma mensagem para revogar a lei, e nós já estamos preparando algo e devemos ter notícias até o fim desta semana. Estamos avaliando também para tomar a decisão, que alguns municípios já tiveram, de tirar total [o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados]”, disse a secretária em entrevista à Rádio CBN, nesta manhã.

+ Leia mais: Donos de cães e gatos podem agendar castração de graça em Curitiba a partir de terça-feira

Huçulak revelou também que, de acordo com critérios de instituições de saúde internacionais, como o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), Curitiba já está apta a “abandonar” as máscaras em locais abertos.

“Nós já atingimos os parâmetros que permitiriam a liberação do uso de máscaras em ambientes externos. Estamos com 73 casos por 100 mil habitantes, que é bem abaixo dos 200 casos por 100 mil sugeridos pelo CDC, e nossa positividade tem caído, fatores que nos permitem essa tomada de decisão”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

>> Helicóptero que pegou fogo em atentado para o trânsito rumo a aeroporto de Curitiba

>> Defensoria sobre combustíveis: “o que se viu na última quinta foi uma prática abusiva”

Sobre um possível aumento nos casos em decorrência da desobrigação do uso de máscaras, a secretária afirmou que o município estará preparado para qualquer eventualidade. “Nós precisamos esperar pelo menos uma semana, [para vermos] como é que será o impacto da retirada, se não vai haver aumento dos casos. Acredito que estamos no fim da pandemia, mas sempre há a preocupação com as variantes”, concluiu.

Júlia pressiona Cris e diz que vai se entregar para a polícia
Elas por Elas

Júlia pressiona Cris e diz que vai se entregar para a polícia

José Inocêncio se rende às tentativas de aproximação de Mariana
Renascer

José Inocêncio se rende às tentativas de aproximação de Mariana

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro