São José dos Pinhais

Incêndio destrói casas e famílias precisam de ajuda na reconstrução

O incêndio destruiu por completo as duas casas de madeira. Foto: Colaboração/Franciele Hakiam.

Um incêndio destruiu por completo duas casas na Rua Divonzir Luciano, no Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na tarde deste domingo (6). As famílias perderam tudo e agora buscam ajuda de quem possa contribuir com a reconstrução do zero. Apesar do susto e da intensidade que as chamas atingiram, ninguém se feriu.

Foto: Colaboração/Franciele Hakiam.
Foto: Colaboração/Franciele Hakiam.

Uma das duas casas destruídas foi construída pela ONG TETO, que ajuda a população mais precária com casas de madeira erguidas em união das forças dos colaboradores. Os moradores contaram que o fogo começou do nada, na casa de um homem que foi viajar na sexta-feira (4).

“Ninguém conseguiu entender como o fogo começou, se foi por algum curto circuito ou outra coisa. Foi tão rápido, que a gente só pensava em tentar evitar que as outras casas também fossem atingidas, mas infelizmente outra residência ao lado acabou destruída”, contou uma vizinha.

A mulher, que mora perto dali e também tem uma casa construída pela mesma ONG, disse que os moradores se uniram até a chegada dos bombeiros. “Nós tivemos uma tarde de pânico. Pegamos água, tentamos dar a nossa ajuda. Nosso objetivo era tentar salvar as coisas dessas duas famílias, já que ninguém se feriu. Mas infelizmente perderam tudo”.

Além das duas casas, que foram completamente destruídas, uma terceira residência acabou atingida, mas os bombeiros controlaram o fogo antes que o pior acontecesse. “Agora, as duas famílias afetadas precisam de ajuda e nós contamos com o povo, porque precisam de tudo: desde roupa, até uma nova casa”, disse.

Quem puder ajudar as famílias, pode entrar em contato direto com os moradores. Uma vizinha ficou responsável por encaminhar os contatos todos às vítimas do incêndio. O telefone dela é o (41) 99638-8770.

Foto: Colaboração/Franciele Hakiam.
Foto: Colaboração/Franciele Hakiam.