Vandalismo

Incêndio criminoso destrói parte de obra de macrodrenagem em Curitiba

Um incêndio criminoso destruiu cerca de 50 metros da estrutura de macrodrenagem em construção pela Prefeitura de Curitiba no bairro Parolin, no Córrego Vila Guaíra, na manhã desta segunda-feira (8/12). Os bombeiros controlaram as chamas rapidamente e não houve feridos, mas uma densa coluna de fumaça preta foi vista na região.

O trecho atingido é parte de um conduto forçado feito em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) reforçado com fibra de vidro, um material plástico inflamável projetado para suportar alta pressão da água. A substituição das peças destruídas dependerá de nova fabricação, o que pode atrasar o cronograma da obra.

O conduto forçado integra o sistema de Controle de Cheias do Rio Pinheirinho, cuja conclusão estava prevista para junho de 2026. Devido a recorrentes atos de vandalismo, a Prefeitura está implementando uma proteção mecânica de concreto ao longo de cerca de 4 km do conduto. O trecho queimado ainda não havia recebido essa proteção.

Paulo Vitor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informou que a reposição do material será solicitada imediatamente. No entanto, alertou que o fornecimento sob medida e a logística especial de instalação poderão atrasar a entrega da obra.

O programa de Controle de Cheias do Rio Pinheirinho faz parte de um planejamento de macrodrenagem realizado pela Prefeitura de Curitiba. A obra abrange cerca de 8 km de intervenções na bacia do Rio Pinheirinho, beneficiando os córregos Santa Bernadethe, Henry Ford e Curtume, além dos rios Vila Guaíra e Pinheirinho. Esta é a primeira grande intervenção de drenagem na região desde a década de 1950.

Além da macroestrutura, o município mantém ações contínuas de limpeza, manutenção e implantação de microdrenagem em toda a área, visando aumentar a eficiência do sistema de controle de enchentes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.