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Curitiba e Região

Nada definido

‘Menor aumento possível’, diz Greca sobre reajuste da passagem de ônibus

Negociações pelo subsídio estadual ainda estão em curso e se somam à expectativa pelo reajuste salarial para motoristas e cobradores 

  • Por Cristina Seciuk - especial para a Gazeta do Povo
O prefeito Rafael Greca visitou a fábrica da Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS
Prefeito Rafael Greca. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A prefeitura de Curitiba permanece em compasso de espera quanto às chances de manutenção do subsídio estadual ao transporte coletivo da cidade. No mês passado, Rafael Greca se reuniu com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), para pedir o aporte financeiro à rede de ônibus da capital, mas não há informação sobre avanços. Em passagem pela Câmara de Vereadores na manhã dessa segunda-feira (04), onde esteve para acompanhar o início das sessões plenárias de 2019, Greca afirmou apenas que “nós estamos trabalhando para que ela [a tarifa] suba o menos possível depois de dois anos congelada”.

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“A ideia é de uma parceria metropolitana, com o governo do Paraná, e as notícias vão ser boas”, prometeu, mas mantendo a confirmação de que o aumento é inevitável. Sobre o trabalho conjunto com a Urbs, Greca afirmou que “a Grande Curitiba é uma só, já não dá para dizer onde Curitiba começa, aonde a região metropolitana termina”, ao defender que a capital precisa do auxílio do governo estadual para a operação do sistema.

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Ainda em janeiro, Ratinho Junior se disse favorável à concessão de subsídio à rede de ônibus de Curitiba e região metropolitana no formato de isenção do ICMS para o óleo diesel utilizado no transporte público. Essa renúncia foi regra no Paraná entre 2013 e dezembro de 2018 (válida para cidades com mais de 140 mil habitantes), mas deixou de valer por decisão do Conselho de Política Fazendária (Confaz). Segundo o governador, o Paraná vai defender a retomada do benefício na próxima reunião do órgão, em março. Para as linhas urbanas e metropolitanas de Curitiba, essa isenção reduziu em R$ 0,29 os custos de operação por passageiro.

O aporte financeiro, que no ano passado foi de R$ 71 milhões, é considerado essencial para cobrir a diferença de R$ 0,46 entre a tarifa técnica e a social – que atualmente tem valores de R$ 4,71 e R$ 4,25.

Hoje não

Apesar de falar em menor aumento possível, o prefeito Rafael Greca não respondeu ao ser questionado sobre qual seria um índice de reajuste aceitável. “Você não vai me arrancar esse número hoje, porque eu ainda preciso ver o que decidirá a egrégia Justiça do Trabalho com relação a cobradores e motoristas. Tudo tem seu tempo sobre a terra, inclusive dizer o preço da tarifa”, sentenciou ele.

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O destaque dado por Rafael Greca aos trabalhadores tem explicação: a folha de pagamento é a maior fatia entre os componentes da tarifa, representa 40% do total de custos, e o mês de fevereiro é de data base. A categoria já iniciou campanha salarial e pede aumento de 10% nos salários.

Também sobre os trabalhadores da rede pública de transporte, Greca defendeu o projeto de lei de autoria do Executivo que pretende ampliar a utilização de bilhetagem eletrônica nos coletivos – e que iniciou tramitação na Câmara nos últimos meses de 2018 já em meio a polêmica.

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O prefeito garantiu que não vai interferir nas discussões, mas afirmou esperar que a Casa sinalize pela inovação: “É um problema para a Câmara discutir e eu acho que toda inovação é muito importante. Não teria sentido nós mantermos uma carreira de acendedores de lampiões, teria? Faz quanto tempo que os lampiões já não têm querosene”, disse o prefeito.

Para o Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc), a proposta pode extinguir a profissão dos trocadores e abre o risco de demissões em massa – o que é negado pela administração.

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10 Comentários em "‘Menor aumento possível’, diz Greca sobre reajuste da passagem de ônibus"


Evelyn Mello
Evelyn Mello
2 meses 18 dias atrás

Cincão já tá bom. E juntando a reforma da previdência dá mais 10 anos de passageiro prá contribuir com o sistema. Ainda bem que acabou-se com VT e VA, só assim vai ter mais emprego, É muito difícil ser empresário no Brasil, .

Carlos Saczk
Carlos Saczk
2 meses 18 dias atrás

Que tal acabar com a máfia dos ônibus?

Solon da Silva Brasileiro
Solon da Silva Brasileiro
2 meses 18 dias atrás

O menor possível, parece coisa da história de Alice no País das Maravilhas, onde no caso o alcaide é a Rainha Louca.
Fujam enquanto é tempo.

jefferson alfini
jefferson alfini
2 meses 18 dias atrás

não concordo…

Tiago Ribas
Tiago Ribas
2 meses 18 dias atrás

Um transporte obsoleto e caro para o usuário. É um absurdo Curitiba não ter um metrô ligando as regiões norte e sul e leste ao oeste e as regiões metropolitanas. O sistema compartilhado da UBER sai mais em conta além do tempo. Fica complicado a pessoa trocar o carro por um coletivo lotado e inseguro

fernando. fernando
fernando. fernando
2 meses 18 dias atrás

pois é Tiago, e quando o prefeito tenta colocar uma medida para tentar baixa os custos…vem o sindicato e não quer que os trocadores sejam despedidos..como ele disse…é uma profissão que está em extinção. aliás..como muitas profissões que já não existem , ou estão sumindo

Tiago Ribas
Tiago Ribas
2 meses 18 dias atrás

Este modelo de manter um cobrador e cada ônibus é coisa do passado. Este modelo estação tubo é pior ainda, quanto custa para manter dois tubos e dois cobradores em cada parada, é muito caro, além do vandalismo e troca de peça.

fernando. fernando
fernando. fernando
2 meses 18 dias atrás

pois é, e aqui metrô teria que ser aéreo em toda a área central..aí vai contra muitos interesses, e o submerso o custo é muito alto

Tiago Ribas
Tiago Ribas
2 meses 18 dias atrás

Várias cidades dos países de primeiro mundo possuem diversas linhas de metrô aéreo, aqui na cidade européia no terceiro mundo vai ficar feio a paisagem, é lamentável!

Tiago Ribas
Tiago Ribas
2 meses 18 dias atrás

Vários países de primeiro mundo possuem diversas linhas de metrô aéreo, aqui na cidade européia no terceiro mundo vai ficar feio a paisagem, é lamentável!

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