Apoio

Greca elogia Mandetta um dia após ministro da Saúde ser criticado por Bolsonaro

Prefeito Rafael Greca em videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Luiz Henrique Mandetta: prefeito elogia ação do ministro contra o coronavírus. Foto: Prefeitura de Curitiba

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro dizer que “falta humildade” ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez elogio ao colega de partido (DEM) na condução da prevenção do coronavírus nesta sexta-feira (3) com a hashtag #OrgulhoDoBrasil.

“A empatia entre nós já existia desde os tempos em que fomos juntos deputados federais. Agora ele é o experiente marinheiro – capaz de levar a barca cheia de milhões de vidas – indo prudentemente em pleno nevoeiro”, postou Greca em sua conta pessoal no Facebook sobre o ministro. O prefeito também lembrou que há exatamente um ano era recebido por Mandetta em Brasília ao se filiar ao partido Democratas (DEM).

LEIA MAIS – Bolsonaro pede desculpas por compartilhar vídeo de desabastecimento sem checar

#OrgulhoDoBrasil há exatamente um ano o Ministro Luiz Henrique Mandeta foi me receber no dia da filiação ao partido…

Posted by Rafael Greca de Macedo on Friday, April 3, 2020

Mandetta vem elogiando a decisão de governos estaduais e prefeituras em manter o isolamento social como principal forma de conter o avanço da covid-19. Este discurso desagrada o presidente Bolsonaro por dois motivos. Primeiro, por ir contra a visão dele de que o isolamento tem que ser afrouxado para ajudar a economia. Segundo, por exaltar indiretamente inimigos políticos do presidente, como os goverrnadores João Dória (SP) e Wilson Witzel (RJ).

Humildade

Em entrevista à Rádio Jovem Pan quinta-feira (2), Bolsonaro disse que “falta humildade” a Mandetta e que ele “deveria ouvir mais o presidente”. “O Mandetta quer fazer muito a vontade dele. Pode ser que ele esteja certo. Pode ser. Mas está faltando um pouco mais de humildade para ele para conduzir o Brasil neste momento difícil que encontramos e que precisamos dele para vencer essa batalha”, afirmou Bolsonaro. Apesar da crítica, o presidente diz que não pretende demitir o ministro.

Mandetta respondeu a declaração de Bolsonaro dizendo que vai continuar trabalhando com critérios técnicos no Ministério da Saúde. “Não comento o que o presidente da República fala. Ele tem mandato popular, e quem tem mandato popular fala, e quem não tem, como eu, trabalha”, respondeu o ministro.