Educação

Grande Curitiba ganha novo centro pra atendimento de crianças com necessidades especiais

Centro vai atender, prioritariamente, comunidade do bairro Guarituba, em Piraquara. Foto: Divulgação/AEN

Foi inaugurado, nesta sexta-feira (19), o segundo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) do Paraná, no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que é voltado para crianças portadoras de necessidades especiais. A nova estrutura recebeu investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo metade destes recursos do Governo do Estado por meio da Cohapar, e metade do Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com uma área de 428 metros quadrados, o centro de educação tem capacidade para atender até 130 crianças por mês. A unidade oferece avaliação diagnóstica psicoeducacional e atendimento terapêutico-educacional em áreas de Pedagogia Especializada, Reeducação Auditiva, Reeducação Visual, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Serviço Social a educandos com necessidades educacionais especiais.

+Leia também: Gangue do hidrante não perdoa e deixa prejuízo por todo o Centro

O público-alvo prioritário é formado por alunos matriculados em escolas e creches municipais ou residentes no Guarituba, um dos bairros mais populosos de Piraquara. Os serviços e ações ofertadas visam o desenvolvimento de suas potencialidades e o resgate de melhores condições de desempenho pessoal, escolar e social.

A equipe conta com três psicólogos, uma fonoaudióloga, duas fisioterapetuas, uma professora pedagógica, assistente social, agente de interação para sala lúdica e um terapeuta ocupacional. A prefeitura de Piraquara fica encarregada do transporte das crianças, oferecendo também alimentação. “É um espaço dedicado para servir essas crianças tão especiais”, afirmou Marcus Tesserolli, prefeito de Piraquara.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

Homenagem

O nome do centro especializado é uma homenagem ao jovem Gustavo Maier. Portador de encefalopatia progressiva, doença degenerativa, ele faleceu no ano passado, com 16 anos. Gustavo era um dos alunos da primeira escola especial que funciona em Piraquara. “Estou muito emocionada com a homenagem”, disse Rosicler Aparecida Maier, durante o descerramento da placa com o nome do filho.

Em áudio desesperado, mãe pede ajuda pra conseguir R$ 40 mil pra exame urgente pra bebê