Da terrinha!

Gengibirra, Cini Framboesa e Wimi: Conheça onde são fabricadas as gasosas que Curitiba ama

"As pessoas são participativas e isso deixa a gente emocionado. Levamos esse sentimento no coração todos os dias”, disse Nilo, bisneto do fundador Ezígio Cini.
"As pessoas são participativas e isso deixa a gente emocionado. Levamos esse sentimento no coração todos os dias”, disse Nilo, bisneto do fundador Ezígio Cini.

Com tradição não se brinca. A frase é popular e exalta bem o significado de uma empresa que está acostumada a passar bons momentos nas mesas dos paranaenses. Pode ser ela avermelhada ou transparente, mas o gosto é inconfundível. Os refrigerantes Cini de framboesa, wimi ou gengibirra, entre outros sabores da marca, passaram de geração em geração, e a gasosa transformou-se em um daqueles produtos que o curitibano faz questão de servir e falar que é da terrinha.

+WebStories! Cini: Conheça curiosidades sobre o refrigerante curitibano

O paraíso das bebidas está localizado perto do Aeroporto Internacional Afonso Pena e o embarque para o sabor fica em um barracão de 11 mil metros quadrados, que comporta três linhas de produção com equipamentos que geram agilidade e precisão no processo fabril. Por falar em Aeroporto, você viu o flagra que rolou por lá na noite desta quarta-feira? Um Boeing n meio da rua chamou atenção.

Atualmente, com 117 anos de vida, a empresa produz anualmente 60 milhões de litros de bebida com 26 tipos de produtos, contabilizando a novidade Maçã Verde, que vai chegar nos próximos dias aos consumidores. Aliás, pensando nas festas de fim do ano, a Cini começa a produzir os refrigerantes em setembro para dar conta do recado em dezembro. Os refrigerantes são distribuídos em mais de 20 mil pontos comerciais no Paraná, Santa Catarina e sul de São Paulo.

Cini Maçã Verde é a novidade da marca e deve chegar aos curitibanos em breve.
Cini Maçã Verde é a novidade da marca e deve chegar aos curitibanos em breve. Foto: Divulgação.

A Cini Bebidas foi fundada em 1904, mas o primeiro produto surgiu antes, em uma pequena vila na Colônia Cecília, em Palmeira, na região dos Campos Gerais, no interior do Paraná. O italiano Ezígio Cini e sua esposa Aldina faziam nos fins de semana uma bebida misturando água, açúcar e gengibre. O nome dado foi de gengibirra, união das palavras gengibre e birra (cerveja em italiano).

Na época, o líquido era tratado como uma cerveja de gengibre, mesmo não sendo alcóolica. Para ficar pronta, a bebida pass por um processo de fermentação igual ao da cerveja e a produção continua semelhante até hoje.

O gengibre quando chega à fábrica, passa meses em processo de fusão em extrato alcoólico. O objetivo é garantir a preservação do gengirol, princípio ativo originado do gengibre que dá gosto à bebida. O produto geralmente é colhido em áreas litorâneas no Paraná e em São Paulo.

+Sonho e imaginação! Conheça os segredos das 22 linhas de produção da fábrica de chocolates da Mondelez em Curitiba

Nilo Cini, bisneto do fundador e representante da quarta geração da família Cini, reforça que o lado familiar/emotivo está presente na cadeia alimentar e contribui na hora da escolha diante das prateleiras cercadas de produtos coloridos e tamanhos. “A comunidade ainda é muito participativa e lembro quando mudamos os rótulos. As críticas questionavam o motivo, ou seja, o consumidor teria que ter sido consultado para a alteração. As pessoas são participativas e isso deixa a gente emocionado. Levamos esse sentimento no coração todos os dias”, disse Nilo, um dos diretores da empresa.

"As pessoas são participativas e isso deixa a gente emocionado. Levamos esse sentimento no coração todos os dias”, disse Nilo, bisneto do fundador Ezígio Cini.
“As pessoas são participativas e isso deixa a gente emocionado. Levamos esse sentimento no coração todos os dias”, disse Nilo, bisneto do fundador Ezígio Cini. Foto: Gerson Klaina.

O Cini Campeão

O principal produto vendido continua sendo a gasosa de Framboesa. Dos 60 milhões de litros produzidos na Cini, aproximadamente 22% é direcionado ao refrigerante da fruta vermelha.

O campeão de vendas tem um segredo que avança décadas. O fornecedor do aroma nunca foi alterado e tem a companhia do extrato de guaraná e da framboesa. Ainda conta com o corante vermelho que dá a magia em um copo ou mesmo na pequena garrafinha de plástico de 200 ml, a menor da Cini.

A Wimi mudou de gosto?

Infelizmente isso realmente aconteceu. Para aqueles que tomavam a pequena Wimi, na garrafinha de cor escura no recreio da escola, ou mesmo na feira comendo um pastel, a mudança no sabor foi perceptível. De acordo com o Nilo Cini, alguns fatores fizeram com que isso acontecesse, desde a saída da garrafinha para o pet.

“A base aromática e a composição é a mesma. Só que a legislação mudou um pouquinho, e nos obrigou a alterar. Lá atrás, era uma laranjada Wimi e então tinha uma concentração de suco maior, e hoje é um refrigerante com teor de suco menor com propriedades iguais. O que muito mudou foi a garrafinha. A garrafinha deixa o produto mais estável. Já no pet, coloca um pouco de CO2 e existe essa pequena alteração. Além disso, o transporte e o armazenamento alteram o produto conforme vai passando o tempo”, comentou Nilo.

refrigerante wimi
Tradicional Wimi acabou tendo o sabor alterado por conta de uma legislação. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

A saída da garrafa para o plástico foi um pedido do comércio. São mais leves, o que permite um fácil manuseio em relação, por exemplo, ao vidro. Por ser um material resistente, há menos perda de produtos devido a impactos ou quedas durante o transporte em comparação a outros tipos de embalagem.

Quanto aos tamanhos, uma curiosidade. Ela chega na fábrica parecendo um tubo de ensaio. Ao esquentá-la e passar por um molde, a empresa define o tamanho que vai ser preenchida, no caso, enchida. O processo é realizado com equipamentos modernos que garantem a qualidade, sem perder o lado humano do funcionário na produção.

Fábrica de refrigerantes Cini em Curitiba
Garrafas chegam à fábrica parecendo um tubo de ensaio. Ao esquentá-la, elas passam por um molde para ficar do tamanho tradicional. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná..

Em seguida, as garrafas recebem o xarope composto, que é levado até a linha de envasamento por tubulações de aço inox. Na enchedora, o xarope composto recebe água e CO2 em proporções adequadas para o produto. As garrafas são cheias até o nível correto e em seguida são transferidas automaticamente para a encapsuladora, onde recebem a tampa. A etapa de fechamento deve ser realizada com cuidado, para evitar produção de espuma. Após o enchimento, as garrafas são fechadas, rotuladas e codificadas com data de validade, hora e linha de envasamento.

Gasosa liberada

Na empresa são 228 funcionários, entre eles, o Cláudio Siduovski, líder de produção. Chegou na Cini em 1986 para trabalhar de auxiliar de produção e desde então segue na firma. “É minha segunda família, e tenho tudo hoje graças a Cini e a Deus. Tenho esposa e um filho que estuda Biomedicina, e posso dizer que o segredo é amar o que se faz todos os dias. Tenho orgulho do meu trabalho e faria tudo novamente”, reforçou Cláudio.

Para os amantes do líquido e fãs do barulho do gás saindo ao abrir a garrafa, dentro da fábrica é possível consumir todos os tipos de sabores. A única proibição é sair com produto para fora do complexo. Questionado pela Tribuna do Paraná, se enjoa tomar todo dia, o veterano funcionário logo foi avisando que isso não acontece. “Produto bom a gente não enjoa. Tenho preferencias por alguns sabores como a gengibirra. Lá em casa só da Cini”, valorizou Cláudio.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro