Associação criminosa

Gaeco denuncia 18 pessoas por tráfico de drogas no PR; ordens saíam de presídio

Foto: Jonathan Campos / arquivo Gazeta do Povo.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, denunciou 18 pessoas investigadas na Operação Bastilha, que investiga uma associação criminosa de tráfico de drogas.

Segundo o Ministério Público, dois dos denunciados participam de uma facção criminosa, sendo que um dos integrantes está preso num presídio federal.

LEIA TAMBÉM:

>> Divórcio, pensão ou problemas na área de família? Resolva no mutirão de conciliação em Curitiba

>> Medida extrajudicial obriga Matinhos a incluir cargos para atender autistas

A partir das investigações, o Gaeco identificou a existência de quatro núcleos que atuavam em associação criminosa para o tráfico. Ao todo, foram dez crimes, incluindo o tráfico, posse de instrumentos para o tráfico (como balança e prensa hidráulica) e falsificação de documentos.

O grupo atuava em Toledo, Cascavel, Campo Largo e Curitiba. Em Campo Largo, em uma residência, havia estrutura de um pequeno laboratório. Um dos denunciados por tráfico – pela posse de quase 6 kg de cocaína – era réu primário e tinha autorização de registro de armas como colecionador, atirador esportivo e caçador (CAC), inclusive com autorização de posse de uma submetralhadora, arma que, entretanto, não foi encontrada. A denúncia foi recebida e tramita na 3ª Vara Criminal de Curitiba.