'Saindo do forno'

Fevereiro será quente em Curitiba, mas não como janeiro, diz meteorologista

Foto: Arquivo/Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Você não aguenta mais esse calorão que se arrastou por todo o mês de janeiro? Então segue a notícia que deve agradar encalorados e friorentos ao mesmo tempo: fevereiro vai continuar quente, porém não tanto quanto o mês passado. Segundo o Simepar, a temperatura baixa um pouco (mas nem tanto) e a umidade que vem do mar ajudará a ventilar e deixar o ar mais úmido. Aliás, o mês passado bateu o recorde histórico de alta temperatura para os meses de janeiro, desde 1998.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, os gráficos do Simepar comprovam que este último mês foi o janeiro mais quente desde 1998: foi o mês teve 86 horas com temperaturas acima dos 30ºC. Veja a explicação do Simepar:

“De 1998 a 2013, foram poucos os anos em que houve muitas horas com valores acima dos 30°C. A média de horas iguais ou superiores a 30°C no período foi de 14,6 h, com 4 anos acima de 24 h. Em compensação entre o período de 2014 a 2019, dos 6 anos, 4 tiveram mais de 24 h de muito calor, destacando-se os anos de 2014 (74 h), 2015 (81 h) e finalizando com 2019 (86 h)!”. A temperatura média mensal de janeiro de 2019 foi a maior dos últimos 21 anos: 30,4ºC.

O que esperar de fevereiro?

Conforme Reinaldo, fevereiro deve ser um pouco mais quente que a média histórica, mas não neste grau de anomalia que foi o mês de janeiro. Ou seja, fevereiro deve ficar cerca de um grau acima da média histórica e as temperaturas não devem passar dos 30ºC. Mesmo assim, em vários dias elas podem chegar de 27ºC a 29ºC.

+ Leia mais: Homem tenta salvar esposa de descarga elétrica em cervejaria, mas acaba morrendo

Nesta segunda (4) e terça-feira (5) a temperatura fica mais baixa. Já na quarta (6), diz o meteorologista, ela deve subir de volta. Mas já pelo dia 10, outra frente fria deve trazer chuva e temperaturas mais amenas de volta. E o mês deve ser cheio destas oscilações, visto que estão previstas algumas instabilidades e frentes frias. Continua quente e abafado, mas não tão seco quanto janeiro, pois os ventos que virão do mar trarão mais umidade e ajudarão a arrefecer um pouco a temperatura.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Estrutura de posto desaba após temporal na Grande Curitiba. Há risco de explosão!