enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

'Saindo do forno'

Fevereiro será quente em Curitiba, mas não como janeiro, diz meteorologista

Segundo o Simepar, o mês passado foi janeiro mais quente, desde 1998

  • Por Giselle Ulbrich
Foto: Arquivo/Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Você não aguenta mais esse calorão que se arrastou por todo o mês de janeiro? Então segue a notícia que deve agradar encalorados e friorentos ao mesmo tempo: fevereiro vai continuar quente, porém não tanto quanto o mês passado. Segundo o Simepar, a temperatura baixa um pouco (mas nem tanto) e a umidade que vem do mar ajudará a ventilar e deixar o ar mais úmido. Aliás, o mês passado bateu o recorde histórico de alta temperatura para os meses de janeiro, desde 1998.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, os gráficos do Simepar comprovam que este último mês foi o janeiro mais quente desde 1998: foi o mês teve 86 horas com temperaturas acima dos 30ºC. Veja a explicação do Simepar:

“De 1998 a 2013, foram poucos os anos em que houve muitas horas com valores acima dos 30°C. A média de horas iguais ou superiores a 30°C no período foi de 14,6 h, com 4 anos acima de 24 h. Em compensação entre o período de 2014 a 2019, dos 6 anos, 4 tiveram mais de 24 h de muito calor, destacando-se os anos de 2014 (74 h), 2015 (81 h) e finalizando com 2019 (86 h)!”. A temperatura média mensal de janeiro de 2019 foi a maior dos últimos 21 anos: 30,4ºC.

O que esperar de fevereiro?

Conforme Reinaldo, fevereiro deve ser um pouco mais quente que a média histórica, mas não neste grau de anomalia que foi o mês de janeiro. Ou seja, fevereiro deve ficar cerca de um grau acima da média histórica e as temperaturas não devem passar dos 30ºC. Mesmo assim, em vários dias elas podem chegar de 27ºC a 29ºC.

+ Leia mais: Homem tenta salvar esposa de descarga elétrica em cervejaria, mas acaba morrendo

Nesta segunda (4) e terça-feira (5) a temperatura fica mais baixa. Já na quarta (6), diz o meteorologista, ela deve subir de volta. Mas já pelo dia 10, outra frente fria deve trazer chuva e temperaturas mais amenas de volta. E o mês deve ser cheio destas oscilações, visto que estão previstas algumas instabilidades e frentes frias. Continua quente e abafado, mas não tão seco quanto janeiro, pois os ventos que virão do mar trarão mais umidade e ajudarão a arrefecer um pouco a temperatura.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Estrutura de posto desaba após temporal na Grande Curitiba. Há risco de explosão!

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

2 Comentários em "Fevereiro será quente em Curitiba, mas não como janeiro, diz meteorologista"


Carlos Gomes
Carlos Gomes
19 dias 11 horas atrás

Acreditar na previsão de meteorologista é igual acreditar nesses adivinhos, cartomantes etc, vai ter uma vez ou outra que acertam alguma coisa, é fácil prever que não vai ser tão quente já que a tendencia agora é as temperaturas irem reduzindo para chegado do outono….

Carlos Gomes
Carlos Gomes
19 dias 11 horas atrás

…. não acertam nem temperaturas da semana, vão querer do mês rsrsrsrsrsrsr. Sempre tem um tal fenômeno x, massas de ar que se deslocaram e por aí vai. rsrsrsrsrrsrs

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas