Já está disponível em Curitiba a nova ferramenta do aplicativo de transporte 99 para combater assédio na plataforma. De acordo com informações da empresa, o “rastreador de comentários” vasculha as avaliações das usuárias e dos usuários ao fim das corridas para agilizar ainda mais a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens.

continua após a publicidade

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A tecnologia consegue ler os comentários deixados no aplicativo após o término das corridas e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios. Daí em diante, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências, que podem incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.

+ Leia também: Três foragidos da Justiça são presos em menos de três horas em praças do Centro

continua após a publicidade

 

Além do próprio aplicativo, as denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999, que pode indicar centros de acolhimento em diversas cidades, que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.

continua após a publicidade

“A maior prioridade do app é a segurança dos passageiros e motoristas”, diz a diretora de Marketing da 99, Stella Brant. “Essa ferramenta agiliza as avaliações e garante ainda mais atuação nesse tema fundamental que é a proteção feminina e o combate à discriminação”, complementa.

110 radares em estradas federais do Paraná estão desligados