Mais segurança

Ferramenta contra assédio lançada por app de transporte já está disponível em Curitiba

Foto: Divulgação

Já está disponível em Curitiba a nova ferramenta do aplicativo de transporte 99 para combater assédio na plataforma. De acordo com informações da empresa, o “rastreador de comentários” vasculha as avaliações das usuárias e dos usuários ao fim das corridas para agilizar ainda mais a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A tecnologia consegue ler os comentários deixados no aplicativo após o término das corridas e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios. Daí em diante, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências, que podem incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.

+ Leia também: Três foragidos da Justiça são presos em menos de três horas em praças do Centro

 

Além do próprio aplicativo, as denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999, que pode indicar centros de acolhimento em diversas cidades, que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.

“A maior prioridade do app é a segurança dos passageiros e motoristas”, diz a diretora de Marketing da 99, Stella Brant. “Essa ferramenta agiliza as avaliações e garante ainda mais atuação nesse tema fundamental que é a proteção feminina e o combate à discriminação”, complementa.

110 radares em estradas federais do Paraná estão desligados