Agradou ou não?

Feirantes de Curitiba reprovam novo modelo de barracas. “Vão enfiar goela abaixo?”

Polêmicas, protótipos de novas barraquinhas para as feirinhas de Curitiba não foram aprovadas pelos feirantes que procuraram a Tribuna.
Polêmicas, protótipos de novas barraquinhas para as feirinhas de Curitiba não foram aprovadas pelos feirantes que procuraram a Tribuna. Foto: Reprodução/Ippuc.

O novo modelo de barraquinhas da Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba, não agradou feirantes que estiveram na Secretaria Municipal de Turismo nesta quarta-feira (16), onde a barraca foi apresentada. Em conversa com a Tribuna, dois deles disseram que foi a primeira vez que os protótipos foram vistos pessoalmente, com amostra de montagem e detalhamentos de uso. Houve reclamação – inclusive em grupos de mensagens – de que o projeto foi feito e aprovado pela prefeitura sem que os feirantes pudessem dar opinião sobre tamanho das barracas, estilo de amarração de lonas para proteção de sol e chuva e adequação de espaços internos como prateleiras. Antes, segundo os feirantes, o novo modelo tinha sido apresentado apenas por fotos.

Foi em outubro do ano passado que a prefeitura informou que o prefeito Rafael Greca (DEM) havia aprovado o protótipo apresentado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Na época, a proposta era a da substituição das estruturas atuais, que, segundo a prefeitura, já estariam desgastadas e sem oferecer segurança aos feirantes.

+Viu essa? Suspeitos do atentado contra “trafigata” de Curitiba são presos

“As novas barracas aliam a sua utilidade à beleza. São exemplos de design curitibano. A partir do aniversário de 329 anos de Curitiba, em 2022, farão parte da nossa identidade cultural”, afirmou Greca em outubro de 2021.

Já o discurso dos feirantes que falaram com a Tribuna é outro. Conforme a reclamação deles, a expressão “enfiar goela abaixo” começou a assombrar os seus pensamentos.

“Nos mostraram a nova barraca por fotos, depois fizeram uma reunião online com microfone fechado pra nós, só com contato por mensagem de texto, e, agora levaram a barraquinha pro Turismo, pra gente ver. Não fomos consultados sobre o modelo, mas somos nós que vamos usar. Quer dizer que seremos obrigados a aceitar isso?”, indagou um dos feirantes, que trabalha na Feirinha do Largo há 14 anos.

+Rural & Urbano! Barata, saudável e saborosa. Que carne é essa que convive cercada de mitos?

O feirante também estava indignado porque ninguém, segundo ele, podia falar na reunião. “Algo que para gente simples, como nós, é inaceitável. O que a gente sabe fazer pra se defender é falar. Aí, cortam nossos microfones. É quase que uma repressão pra enfiar essas barracas goela abaixo. E é o que provavelmente vai acontecer”, desabafou.

“Fico imaginando se, por acaso, algum feirante teria coragem de aprovar uma barraquinha como essa. Além de pequena para caber os nossos produtos, disseram que a gente pode pegar as barracas e reformar. Como assim? Tem que contratar um serralheiro? Tem que carregar a barraca no carro. A gente costuma ter montadores na Feirinha do Largo. No carro, eu carrego meus produtos”, reclamou o outro feirante, também com experiência de longos anos no Largo.

+Viu essa? Motorista atira seis vezes contra homem de moto em Curitiba. Suspeita é de ação da gangue do Rolex

As reclamações em grupos de mensagens mostravam vídeos de fotos com a apresentação da barraquinha nesta quarta-feira. “Foram tantas perguntas na hora que nem a pessoa que estava apresentando as barracas sabia responder. Por exemplo, onde fica a trava para manter a lona traseira aberta, enrolada. Pelo que vimos, não tem nem como fazer isso”, apontou o mesmo feirante.

Os dois feirantes que falaram com a Tribuna preferiram não se identificar com receio de se indispor com a administração da Feirinha do Largo.

Nova barraquinha

Em outubro de 2021, a prefeitura explicou que as novas barracas contam com estrutura com sistema retrátil de montagem e desmontagem e cobertura para proteger os feirantes e clientes do sol e da chuva. Segundo a administração, a armação é em aço galvanizado, com aparadores em madeira certificada e tem lonas em laminado em PVC flexível colorido, reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade, na cobertura e nas laterais. As medidas são de  4 m² de área útil, com a cobertura 2×3, para abrigar do sol e da chuva.

“Duas pessoas conseguem montar a barraca, em cerca de dois minutos. Ela foi projetada para garantir mais conforto aos feirantes e clientes e praticidade na montagem, no transporte e no armazenamento”, explicou na época o arquiteto do setor de Projetos do Ippuc, João Guilherme Dunin, autor do projeto.

O Instituto Municipal do Turismo informou, lá em outubro do ano passado, que a estimativa era fazer de 1.300 a 1.400 barracas para atender aos feirantes do Largo, custeadas com recursos do Tesouro Municipal.

E aí, prefeitura de Curitiba?

De acordo com a prefeitura de Curitiba, as barracas ainda não foram implantadas na feira, e não se tem data definida para essa mudança. Além disso, não houve uma apresentação oficial para os artesãos e que as barracas foram desenvolvidas pelo Ippuc com aprovação do prefeito Rafael Greca. Sobre a reclamação sobre a não consulta aos feirantes, a prefeitura disse que não houve uma reclamação formal direta com a administração municipal.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro