Volta

Com ajuda da UFPR, alunos da FAP voltam às aulas na segunda em Curitiba

Fachada da FAP, Faculdade de Artes do Paraná, no Cabral. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo
Fachada da FAP, Faculdade de Artes do Paraná, no Cabral. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

Os estudantes da Unespar/FAP que foram afetados pelas interdições dos câmpus Cabral, em Curitiba, e Pinhais, na Região Metropolitana, voltarão às aulas a partir da próxima segunda-feira (25). A informação foi confirmada à Gazeta do Povo pela universidade e pela coordenação do curso de Cinema.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Na sede do Cabral, onde o teto de uma sala desabou no último dia 13 de março, aulas serão retomadas na segunda. A Unespar fez alguns remanejamentos para conseguir acomodar os estudantes ali mesmo no campus. Além disso, algumas salas dos departamentos de Ciências Agrárias e Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão cedidas à Faculdade de Artes do Paraná para a realização das aulas.

Segundo a diretora do campus, Pierângela Nota Simões, algumas modificações estruturais foram realizadas para permitir o retorno das atividades acadêmicas. A área onde houve a queda do teto, porém, segue interditada e a universidade está recebendo orçamentos para as obras necessárias para retomar o funcionamento do prédio.

Os alunos do curso de Cinema, que sequer começaram o ano letivo, serão acomodados temporariamente na sede do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), no bairro Boqueirão. A expectativa é de que o espaço esteja liberado ao longo da próxima semana – ainda sem data exata definida – e que seja usado até o fim de julho, quando acabam as atividades do primeiro semestre.

Enquanto isso, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que administra a Unespar, busca um local definitivo para o curso, inclusive com estúdios de fotografia e som, os quais não estão disponíveis na sede temporária no Boqueirão. Para contornar essa questão, a coordenação do curso de Cinema negocia outros espaços para realizar essas atividades.

O campus em Pinhais está interditado devido ao risco de desabamento de parte do teto. Além disso, devido à chuva, algumas salas e corredores ficaram alagados. O laboratório de informática também foi afetado por goteiras.

Ladrão é surpreendido com golpe de jiu-jitsu ao dar voz de assalto a moça em ponto de ônibus