Depois de um verão de muita chuva, a estação, que termina na próxima quarta-feira (21), se despede lembrando que é época de calor. O último domingo (18) foi o dia mais quente do ano em Curitiba, segundo o Instituto Simepar, registrando 33,7º C por volta das 16h. E quem aproveitou o tempo bom para passear sentiu na pele um calor ainda maior, já que a sensação térmica nesse horário chegou a 36,5º C.

continua após a publicidade

O dia foi tão quente que fez com que Curitiba ficasse mais abafada que Antonina, no Litoral do estado, conhecida pelas altas temperaturas nesta época do ano. A cidade, no caso, alcançou máxima de 30,3º C e sensação de 35,7º C. Já no interior, o domingo foi ainda mais quente. Em Loanda, no Noroeste paranaense, os termômetros chegaram a 37,3º C. Na mesma região, Guaíra teve 36,4º C e a sensação térmica chegou a 49,7º C.

De acordo com o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin, o calor deste domingo foi típico do verão. “Não tivemos nenhum sistema atuando sobre a região leste do Paraná e que fizesse a temperatura cair. E hoje ela vai continuar elevada, com máxima de 31º C”, explica. Mas isso vai mudar, principalmente entre os Campos Gerais e o Litoral. “Estamos com uma frente fria se deslocando no Sul do país. Com a mudança da estação, as temperaturas vão ficar mais amenas”.

Segundo ele, além de as temperaturas caírem um pouco, a chuva deve retornar à capital. “A chuva começa hoje e segue nos próximos dias. Como é uma frente, chove de maneira mais generalizada de hoje para amanhã. A partir de quarta, são localizadas”, diz.

Chuvas de domingo

continua após a publicidade

No fim da tarde de domingo (18), uma chuva rápida com ventos fortes causou alguns estragos pontuais em Curitiba. Uma árvore caiu e interrompeu o trânsito na Rua Eduardo Sprada, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo a prefeitura, o vento derrubou galhos nas ruas Bruno Filgueira (no Batel), Princesa Isabel (Bigorrilho), Monsenhor Ivo Zanlorenzi (Campo Comprido) e Passaúna (CIC). Houve alagamento na Rua Visconde de Nácar, próximo à Rui Barbosa, no Centro, sem prejuízos materiais.