Mas já?

Verão se despede com fim de semana de sol e calor em todo o Paraná

Foto: Arquivo.

Fim de estação. No dia 21 de março, próxima quarta-feira, o verão sairá de cena para a chegada do outono. Este é o último fim de semana da estação e o clima promete não decepcionar. O sábado (17) deve ser quente e abafado em Curitiba e no Litoral, com o sol predominando e a probabilidade mínima de chuvas isoladas à tarde. No domingo (18), o sol também aparece e a chance de chuva é praticamente zero em todo o Paraná.

Na capital, o sábado deve amanhecer com pouca nebulosidade. Segundo o Instituto Simepar, o tempo vai abrir ao longo do dia e a temperatura máxima pode chegar a 29°C, trazendo a sensação típica do calor de verão. A mínima fica em torno de 18°C em Curitiba. No domingo, o calor se mantém na capital com tempo seco e temperaturas variando entre 18°C e 29°C.

Leia também: Turistas e moradores da Ilha do Mel se revoltam com abandono do farol, que está apagado

Para quem vai ao Litoral, o programa tem tudo para ser agradável. Diferente da sexta-feira (16), quando o tempo ficou fechado na maior parte do dia, o sábado deverá ter menos nuvens e o sol aparece já no período da manhã, porém, a temperatura ainda deve seguir amena como ocorreu na sexta, quando os termômetros variaram entre 22°C e 29°C. No domingo, a promessa é que o dia já amanheça quente e ensolarado nas praias paranaenses, com a temperatura máxima podendo chegar a 30°C e a mínima ficando em torno de 22°C.

Segundo Samuel Braun, meteorologista do Instituto Simepar, além de Curitiba e do Litoral, o sol e o calor devem aparecer em praticamente todo o estado. “Deveremos ter um típico fim de semana de verão. A região Noroeste é a única em que a chuva pode ocasionalmente ocorrer. Mas a dinâmica do clima deve se manter parecida em todas as regiões”, explica.

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, os termômetros variam entre 22°C e 34°C. Já em Campo Mourão, na região noroeste, as temperaturas variam entre 20°C e 32°C.

Fim do verão

Como em toda a mudança de estação, há aqueles que sentem saudades do clima que mais gostam e aqueles que torcem para que ele mude. Com o verão não é diferente. Muitos sentirão saudades das temperaturas mais quentes, enquanto outros não veem a hora de carregar, sem culpa, um casaquinho.

“Prefiro as temperaturas mais amenas”, diz Paulo Roberto Cordeiro Pires, 34 anos, propagandista de vendas da indústria farmacêutica. “Trabalho sempre me deslocando para visitar os clientes, por isso gosto das estações como outono e o inverno. No verão, o calor nos deixa suando, sem contar as chuvas torrenciais que acontecem no fim do dia. Em épocas de temperaturas mais baixas, o dia fica tranquilo e até favorece o meu humor”, explica.

Já a fisioterapeuta Heloise Fávaro, 34, diz que prefere o verão e sentirá saudades da estação que termina. “Calor é vida. Eu acordo mais feliz no verão, gosto de ver o sol e gosto dos passeios que dá para fazer. Esse ano o verão ficou meio a desejar porque só agora, nos últimos dias, parece que o que sol resolveu dar as caras de verdade em Curitiba. Até por isso, já marquei com os amigos de ir tomar banho de cachoeira neste fim de semana”, revela.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/fim-de-semana-com-shows-de-bandas-e-comida-boa-na-praca-espanha/