Conheça a fábrica!

Fantástica fábrica de chocolate! Após 62 anos, Barion passou de empresa familiar a sucesso no Brasil

Tubetes da Barion é marca registrada e sucesso da empresa em todo o Brasil.
Tubetes da Barion é marca registrada e sucesso da empresa em todo o Brasil. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Um ambiente de filme que deixa qualquer pessoa com a imaginação nas alturas. Esteiras e tonéis com chocolate, tubetes, pão de mel, bolachas e tudo isso, em um espaço familiar e paranaense. A Barion, com 62 anos de fundação, produz em sua fábrica em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, quase 80 itens, cerca de 400 toneladas/mês, que levam o nome da família do Paraná para inúmeros lugares do Brasil.

Atualmente, a gestão é realizada pela terceira geração dos Barions. O avô e fundador Ricardo faleceu na década de 1990, os filhos Ricardo Junior, Roberto e Rommel acompanham mais a distância o funcionamento da fábrica que é gerido pelos irmãos Fernanda, Alexandre e o primo Leonardo.

+Leia mais! Gengibirra, Cini Framboesa e Wimi: Conheça onde são fabricadas as gasosas que Curitiba ama

“É um orgulho estar aqui e pela criação do vô, do pai e tios, que até hoje estão no negócio. Eles transferem conhecimento, responsabilidade e paixão pelo produto e negócio. Aprendemos desde cedo que levamos felicidade para a casa das pessoas. Essa é nossa premissa e princípio: gerar alegria na Barion”, explicou Alexandre, 34 anos, diretor de operações.

O início dessa história de sucesso começou de maneira simples, na década de 1960. Vindo de Marília, interior de São Paulo, Ricardo Barion chegou em Curitiba com o objetivo de montar uma distribuidora de doce. Alugou uma loja no Centro, onde 1/3 do espaço era destinado ao quarto onde ele vivia. Na época, a família trabalhava vendendo doces, biscoitos, confeitos e similares.

Alexandre Barion é diretor na Barion, empresa fundada pelo avô Ricardo Barion.
“Aprendemos desde cedo que levamos felicidade para a casa das pessoas”, explicou Alexandre Barion para a Tribuna. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

+Viu essa? Fábrica de Curitiba será destino de grande parte de investimento bilionário da Volvo

Em 1971, a empresa passou a fazer seus próprios produtos. Nesse período, ocorreu a especialização principalmente na produção de chocolates e ovos de Páscoa. Sete anos depois, a família decidiu lançar o pão de mel, produzido a partir de uma receita passada de geração para geração, vinda da bisavó Barion. A partir do pão de mel, a Barion ganhou notoriedade nacional, pois foi a primeira a distribuir o doce no Brasil.

“A receita tem seus segredos, mas parte do princípio que precisa ter ingrediente de verdade. Cravo, mel e canela. Apesar de ter açúcar, não pode ser nocivo à saúde. A gente não abre mão da qualidade na especiaria”, reforçou Alexandre.

+Relembre! Conheça os segredos das 22 linhas de produção da fábrica de chocolates da Mondelez em Curitiba

Kasketes, Tubetes, Nut Cream e Barrinhas de chocolate estão entre os destaques da fábrica da Barion. Foto: Gerson
Kasketes, Tubetes, Nut Cream e Barrinhas de chocolate estão entre os destaques da fábrica da Barion. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Sucesso da Barion no Brasil

Com os olhares atentos do mercado, a Barion lançou em 1980 a produção dos dos famosos Tubetes®, os primeiros rolinhos de wafer de todo o país e ovos de Páscoa. O sucesso foi tão grande que em três anos a Barion alcançou o 3ª lugar entre as grandes empresas de chocolate no Brasil.

Em 1996, já com a marca estabelecida e consagrada, foi necessária uma nova mudança para o local onde a fábrica se encontra atualmente. Com instalações mais modernas e com melhores condições de crescimento, o local possui mais de 40.000m², sendo 10.000m² de área construída.

Fábrica da Barion em Colombo, na Grande Curitiba
Fábrica tem quase 80 itens, cerca de 400 toneladas/mês. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

+Lembra deles? Por onde andam Rosa & Rosinha? Um deles veio parar em Curitiba!

“Essa questão de maquinário tem sempre os dois lados. É preciso modernizar, mas temos equipamentos antigos que faz a linha do chocolate. O processo é semelhante ao que era feito no passado, pois o trato não se alterou. Produzimos 400 toneladas/mês na fábrica com 80 itens, desde tubetes, bolachas, barras de chocolate, casquinhas de sorvetes, creme de avelã e tantos outros”, explicou o diretor de operações. São três turnos de segunda a sexta, ou seja, 24 horas de produção, com cada dia tendo uma programação diferente do outro.

>>Pague 1 leve 2: Na Confraria em Dobro você paga um produto ou serviço e ganha outro igual, de graça. Seja um confrade!

Pandemia e vendas online

A Páscoa de 2020 foi um período complicado para as empresas do ramo de doces. Vale lembrar que nesse período, o consumo aumenta consideravelmente no país, sendo que a produção começa a ser realizada em novembro e dezembro. A Barion emprega mais 150 funcionários para conseguir alcançar a meta de produção para a Páscoa.

“Empregamos de 300 a 320 funcionários e naquele momento foi complicado. O chocolate é muito do impulso, a pessoa precisa ver o doce. Foram mudanças que tivemos que fazer e está dando certo com o comércio virtual. Estamos alcançando lugares que antes não chegávamos”, afirmou Alexandre.

Loja da fábrica da Barion tem desconto
Empresa vende, em sua loja da fábrica, produtos com desconto se comparado com outras lojas. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Rola um descontinho?

Uma das vantagens da Barion em relação a concorrência é que a loja física está ao lado da fábrica. O produto já sai da fábrica para as prateleiras, com um bom desconto se comparados às outras lojas. O preço lá na loja pode ser até 20% menor que em outros estabelecimentos.

“Aqui você vai encontrar o guarda-chuva com bala de goma, algo da infância. É uma alternativa interessante para o varejista que utiliza muito os produtos na nossa linha. O varejo representa 50% das nossas vendas”, completou Alexandre.

Serviço Loja da Barion

A loja está localizada na Rua Carmen Zanon, 1736, no bairro Colônia Faria, em Colombo.